Prefeito ao centro acompanhados por representantes da comunidade negra.

O prefeito Luciano Almeida e a secretária de Governo, Tássia Espego, receberam na manhã de hoje, 02/04, representantes do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (Conepir), para alinhar a realização da 3ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que acontece no sábado, 06/04, sábado, das 8h às 13h30, no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Smads). O evento é aberto ao público e será coordenado pelo Conepir), com o apoio da Secretaria Municipal de Governo (Semgov).

Com o tema Enfrentamento ao Racismo e às Outras Formas Correlatas de Discriminação Étnico-raciais e de Intolerância Religiosa: Política de Estado e Responsabilidade de Todos Nós, o evento tem como objetivo promover o debate, as reflexões e o encaminhamento de medidas de enfrentamento ao racismo, e outras formas de discriminação étnico-racial, étnico-cultural e de intolerância religiosa, bem como discutir as diretrizes necessárias para a continuidade de Políticas de Promoção da Igualdade Racial nos âmbitos municipal, regional, estadual e nacional.

“A realização da conferência é mais um grande passo que estamos dando na questão da igualdade racial na cidade. Recentemente lançamos um novo canal para denúncias de racismo, no site da Prefeitura, via sistema sem papel, o que demonstra que seguimos nessa luta, necessária, criando mecanismos e políticas para combater o racismo e as várias formas de preconceito”, disse Luciano Almeida.

“Ouvir a população é fundamental para propor políticas públicas ajustadas na luta contra o racismo e todo e qualquer tipo de preconceito. Por isso, essa conferência é tão importante, porque é um evento no qual será possível debater, planejar e nortear a atuação conjunta do poder público e sociedade civil”, destacou a secretária de Governo da Prefeitura, Tássia Espego.

PREPARAÇÃO – Além disso, a Conferência também vai realizar os trabalhos preparatórios para o desenvolvimento do Plano Municipal de Igualdade Racial de Piracicaba, elegendo os delegados para a 5ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que acontece em São Paulo, nos dias 18 e 19 de abril.

“A relevância da conferência está no fato de que esperamos que dela saiam propostas para a criação de políticas públicas para a população negra. Depois de sistematizar e aprovar tudo, encaminharemos às esferas municipais, estaduais e nacionais”, enfatizou Luciano Alves de Almeida, presidente do Conepir, que destacou ainda que representantes de vários outros municípios confirmaram presença.

A Conferência terá ainda a participação de representantes da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) e da sociedade civil.

SERVIÇO – 3ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Piracicaba. Sábado, 06/04, das 8h às 13h30, no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Smads), localizado à rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900, Centro.