Imagem de várias pessoas posando em frente a diversos monitores, com os dizeres CSI - Centro de Segurança Integrada
O Centro de Segurança Integrada (CSI) foi um dos projetos mais bem avaliados

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), e o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI), visitaram na quarta-feira, 06/11, o Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos. A viagem teve como objetivos a oportunidade de explorar as instalações, conhecer projetos inovadores e trocar experiências.

Também integraram a visita representantes das Secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), Obras e Zeladoria (Semozel), Administração (Semad), Trânsito e Transportes (Semuttran), Habitação (Semuhget) e da Guarda Civil (GCM).

O Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PITSJC) é referência nacional como Parque Tecnológico consolidado, com 18 anos de existência e quatro centros empresariais distribuídos em 188 mil metros quadrados.

Imagem de várias pessoas no entorno de uma maquete
Visita objetivou explorar e conhecer projetos inovadores e a troca de experiências

De acordo com a Semdettur, o encontro foi produtivo para conhecer novas soluções para acompanhamento dos serviços prestados à população, como o Centro de Segurança Integrada (CSI) de São José dos Campos, que tem revolucionado a segurança urbana com câmeras inteligentes e tecnologia de reconhecimento facial – este avanço tecnológico auxilia na segurança, mobilidade e serviços sociais. As câmeras esclarecem acidentes, monitoram limpeza urbana e localizam pessoas e pets desaparecidos. A cidade conta com 1186 câmeras e tem o projeto de expansão para 1600 nos próximos anos.

Outro projeto inovador observado em São José dos Campos é o inventário de árvores, no qual o monitoramento é feito via satélite e qualquer alteração é identificada, enviando um alerta à secretaria competente e gerando a notificação de forma automática. Além disso, outros projetos também podem ser estruturados a partir do sistema de imagens, seja ela, por meio de imagens terrestre ou via satélite, a depender da melhor solução de cada necessidade proporcionando o gerenciamento de recursos de forma eficiente.