A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e o Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (FUSSP),em parceria com o Centro Social de Assistência e Cultura da Paróquia São José (Cesac), promovem cursos profissionalizantes em vários bairros da cidade. Entre os cursos estão padaria artesanal, corte e costura, informática, artesanato e instalação elétrica residencial.

De acordo com a secretária do Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guércio, a iniciativa visa contribuir com esta parcela da população para que possa ter mais possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Somente neste primeiro semestre, 268 pessoas concluíram curso profissionalizante gratuito disponibilizado pela Prefeitura e estão recebendo o certificado.

Amanhã (28), a partir das 19h, nas dependências do Cesac, à avenida Marques de Monte Alegre, 777, bairro Paulista, um total de 60 pessoas estará recebendo certificado de conclusão dos cursos de padaria artesanal e corte e costura.

Na próxima segunda-feira (31), também a partir das 19h, no centro comunitário do Parque Piracicaba, à rua Palmital, 196 serão entregues certificados para 159 pessoas referentes aos cursos de elétrica residencial, corte e costura I e II, panificação artesanal e informática. Na última terça-feira (26), 49 pessoas receberam certificado de conclusão dos cursos de panificação artesanal, corte e costura e informática.

Maria Angélicainformou que os cursos são ministrados nos centros comunitários e nos dois núcleos do Jardim São Paulo e do Parque Piracicaba. Os cursos são definidos, segundo ela, conforme solicitação dos líderes de cada comunidade.

A secretária esclareceu que é feita ampla divulgação dos cursos disponíveis, nos centros comunitários, escolas e PSF dos bairros. Os cursos são abertos à comunidade, para pessoas de ambos os sexos e sem restrições de idades. Existem alguns cursos que exigem idade mínima de 16 anos.