Prefeitura e Associação Mata Ciliar realizam soltura de onça-parda resgatada
Animal foi resgatado após sofrer atropelamento e passou por tratamento no CRAS da Associação Mata Ciliar

A onça-parda resgatada após sofrer atropelamento no mês de maio, às margens da rodovia Fausto Santomauro, no bairro Santa Rosa, foi devolvida à natureza na última quarta-feira, 20/08. O animal, que é jovem e tem pouco mais de um ano, recebeu cuidados especializados no CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) da Associação Mata Ciliar, em Jundiaí, parceira da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.

A soltura foi conduzida pela médica veterinária e coordenadora de fauna da Associação Mata Ciliar, Cristina Harumi, acompanhada por sua equipe, e contou com a presença da equipe técnica do Zoológico Municipal de Piracicaba e do secretário-executivo de Meio Ambiente, Edson Marcus Bucci.

“A equipe da Associação fez um trabalho incrível de reabilitação e reinserção desta onça-parda em seu habitat natural. Foi um sucesso. Agradecemos muito pela parceria”, destacou Bucci.
A onça-parda havia sido resgatada em 15/05, quando estava no canteiro lateral da rodovia, e foi identificada por equipes da concessionária Via Colinas. O Corpo de Bombeiros realizou a captura e prestou o atendimento emergencial com apoio da médica veterinária Camilla Xavier Mendes, do Zoo Municipal, que avaliou escoriações leves e possíveis contusões internas. O animal foi então encaminhado para a Associação Mata Ciliar, onde recebeu tratamento, reabilitação e acompanhamento especializado até estar apto a retornar ao seu habitat.
De acordo com Camilla, foram realizados exames clínicos, exames de sangue e de imagem (raio-X e tomografia computadorizada), visto que o animal estava apático e com sinais neurológicos devido ao atropelamento. Após a recuperação da onça-parda, ela foi solta de volta à natureza.

