Com o intuito de melhorar o fluxo do trânsito de veículos no entorno da empresa produtora de aço ArcelorMittal situada no Jardim Primavera, secretários municipais se reuniram com representantes da diretoria da instituição na última sexta-feira, 27/01. Durante o encontro foram propostas remodelações do sistema viário na área, a possibilidade de um novo pavimento na região, minimizando a curto prazo os impactos existentes no trecho devido ao tráfego intenso de caminhões, e intervenções nos acessos/saídas da empresa.

Representantes da Prefeitura e da ArcelorMittal na reunião para tratar de melhorias no trânsito no entorno da empresa

Participaram da reunião o procurador-geral do município, Guilherme Monaco de Mello; a secretária da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), Jane Franco Oliveira, e o titular da Semozel (Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria), Paulo Sérgio Ferreira da Silva, além dos engenheiros Evandro Sotto (Semuttran) e Luciano Celencio (Semozel). Os representantes da ArcelorMittal foram José Lutero, gerente de Logística; Fabrício Damaceno, gerente de Pessoas, e Ana Lúcia Scagnolato, consultora de relações institucionais.

“Estamos atentos e recebemos diversas reclamações da população sobre os problemas gerados pelos caminhões que circulam pelo local, como congestionamentos, danos ao pavimento e principalmente possíveis acidentes. Marcamos essa reunião com o intuito de unirmos forças para melhorar o trânsito e a segurança no local”, disse Jane.

Ela falou que a Semuttran, de imediato, vai ajustar os tempos dos semáforos da região, para auxiliar na segurança no trânsito, e intensificar a fiscalização de estacionamentos irregulares, entre outras imprudências. “Também apresentaremos um novo estudo de remodelação no sistema viário, visando a organização e fluidez no tráfego”, comentou.

Quanto à Semozel, o secretário Paulo Silva apresentará projeto de pavimentação na região da empresa, já que há desgaste em todo o pavimento e, portanto, o trecho precisará receber novo recapeamento que suporte o tráfego pesado – de veículos longos – que as vias recebem.

Na ocasião, a ArcelorMittal se prontificou a intensificar os procedimentos atuais de controle do fluxo de tráfego e reforçou que possui dois pátios para recepcionar os veículos, além de um sistema de agendamento para que as transportadoras possam se apresentar nos horários determinados para acesso, objetivando assim fluidez nos processos e contribuindo fortemente para redução do impacto nas vias no entorno do município. Também reafirmou que todas as transportadoras são orientadas a terem pontos de apoio externos à unidade, para que seus veículos aguardem até o horário agendado, sendo aplicadas penalidades aos que descumprem o agendamento e causam transtornos no entorno da unidade produtiva.

Conforme o procurador-geral do município, Guilherme Monaco de Mello, as pastas levaram à ArcelorMittal algumas propostas para serem analisadas e apresentarão oficialmente os projetos. A empresa mostrou-se interessada em somar esforços para auxiliar em todo o processo de melhoria.