A Prefeitura de Piracicaba iniciou, nesta semana, os testes no sistema de monitoramento por câmeras que agora contará com comunicação sonora. A primeira câmera a receber os equipamentos sonoros fica na avenida Armando de Salles Oliveira – Terminal Central de Integração. A idéia é realizar os testes e implantar a comunicação sonora nas demais câmeras do sistema, que atualmente somam 31 equipamentos. Nos próximos dias, esse número subirá para 39, já que oito novos pontos estão sendo instalados. De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, Silas Romualdo, o monitoramento com comunicação sonora tem objetivos orientativos, preventivos e ostensivos. “Na fase de teste, faremos abordagem preventiva, especialmente de alerta a motoristas e pedestres. Futuramente, a comunicação sonora se somará ao trabalho de segurança, configurando-se como um suporte ao sistema de monitoramento”, explica. Silas Romualdo explica que Piracicaba é a primeira cidade brasileira a experimentar esse sistema, já utilizado em cidades da Europa, América do Norte e Ásia. “O conjunto de equipamentos (caixas de som) tem custo aproximado de R$ 2.500,00 e é composto por quatro cornetas de som, que totalizam 50 watts de potência”. No período de teste – 30 dias – um profissional devidamente treinado comanda a emissão das mensagens sonoras da Central de Monitoramento (Cemel). Os alertas são frases de orientação e prevenção, como “ Motorista, respeite a faixa de pedestres. Pedestre, aguarde o sinal verde para atravessar a rua”; “Cidadão, mantenha a cidade limpa. Não jogue papéis ou objetos no chão”; “ Pedestre, fique atento: não atravesse a faixa com o semáforo aberto aos veículos”; “Motorista, seja atento. Não fale ao celular enquanto dirige”. Mais segurança A Prefeitura de Piracicaba implantou, em fevereiro, monitoramento eletrônico por câmeras. Os equipamentos de vigilância custaram R$ 1,12 milhão. São modernos, com tecnologia digital, rede de comunicação em banda larga e fibra ótica, imunes a descargas elétricas e interferências, com transmissão de dados criptografados e captação de imagens em alta definição. Na primeira etapa, foram instaladas 31 câmeras, 14 estão na região central; 1 em cada um dos principais corredores comerciais (Paulista, Vila Rezende, Santa Terezinha, Paulicéia, São Dimas, Vila Independência, Bairro Alto, Petrópolis, Rua do Porto, Vila Cristina e Cemitério da Saudade) e 5 terminais de ônibus da cidade. Nos próximos 15 dias, mais oito equipamentos serão instalados em pontos distintos da cidade. * Teminais de Ônibus1) TCI – Terminal Central2) TVS – Vila Sônia3) TPA – Paulicéia 4) TPI – Piracicamirim5) TCE – Cecap/Eldorado * Áreas Centrais6) Rua Governador Pedro de Toledo x Rua Dom Pedro I7) Rua Governador Pedro de Toledo x Rua Moraes Barros8) Rua Governador Pedro de Toledo x Rua Voluntários de Piracicaba9) Rua Benjamin Constant x Rua Ipiranga10) Rua Benjamin Constant x Rua XV de Novembro11) Av. Armando Salles de Oliveira x Rua Rangel Pestana12) Av. Armando Salles de Oliveira x Rua Prudente de Moraes13) Av. Armando Salles de Oliveira x Rua José Pinto de Almeida (Teatro)14) Rua Prudente de Moraes x Rua Santo Antonio15) Rua 13 de Maio x Rua Alferes José Caetano16) Rua Alferes José Caetano x Rua Rangel Pestana17) Rua Boa Morte x Rua Dom Pedro II18) Rua São José x Praça José Bonifácio19) Central de Monitoramento * Corredores comerciais20) Paulista: Rua do Rosário x Rua Jane Conceição21) Vila Rezende: Rua Rui Barbosa x Rua Maria Elisa22) Santa Terezinha: Rua Ricardo Meloto x Rua Virgílio da Silva Fagundes23) Paulicéia: Av. São Paulo x Rua da Glória24) São Dimas: Rua Carlos Botelho x Rua Paulo Pinto25) Cemitério da Saudade: Largo Saudade – em frente entrada da praça26) Vila Independência: Av. Independência x Av. Saldanha Marinho27) Bairro Alto/Jd. Elite: Av. Independência x Av. Luciano Guidotti28) Petrópolis: Av. Dois Córregos x Rua Antonia Pizzinato Sturion29) Rua do Porto: Rua Alidor Pecorari x Restaurante Chevete30) Rua do Porto: Avenida Beira Rio31) Vila Cristina: Rua Benjamin Constant x Av. Raposo Tavares * Próxima etapa (em implantação) 32) Av. Rio das Pedras x Raul Seixas (Alvorada)33) Av. Saldanha Marinho x Bernardino de Campos (Próximo ao Fórum – Bairro dos Alemães)34) Av. Armando César Dedini x R. Virgulino de Oliveira (Perto da Igreja Nossa Sra. Dos Prazeres -Vila Rezende)35) Rua Otávio Teixeira Mendes x Rua Alfredo Guedes (Perto do Dom Bosco Cidade Alta/Senai – Bairro Alto)36) Rua Dona Eugênia x Rua Viegas Muniz (Perto da Igreja do São Dimas – São Dimas)37) Rua Pau Brasil x Rua Oliveira (Perto da Escola Estadual do Bosques do Lenheiro – Bosques do Lenheiro)38) Rua Alferes José Caetano x Rua São Francisco (Perto da Igreja dos Frades – Paulista)39) Rua Dona Lídia com Manoel Conceição (Perto da Igreja Imaculada Conceição – Vila Rezende)