O prefeito Barjas Negri assinou nesta quarta-feira (3) o termo de doação do terreno situado à avenida Morgado Mateus, Chácara Nazareth, para a Associação de Taekwondo de Piracicaba. No local será construído um centro de treinamento da modalidade.

Segundo Frederico Mitooka, treinador da equipe piracicabana, a associação contará com recursos próprios e provenientes de parceiros para a viabilização do centro: “Já foram iniciadas as conversas com engenheiros para elaboração do projeto. Estamos buscando parceiros para viabilizá-lo. Além dos treinamentos de alto nível técnico, também serão feitos trabalhos para formação do cidadão”.

Os atletas Débora Nunes, Michael Silva (integrantes da seleção brasileira) e Natália Peres (da seleção estadual juvenil) agradeceram o apoio que a Prefeitura tem prestado e por mais esse passo primordial para o Taekwondo em Piracicaba. O jovem Rafael Mochizuki, de apenas 4 anos, que já pratica o esporte e está na faixa amarela, encantou a todos presentes no gabinete durante a assinatura da doação do terreno, comprovando que o esporte tem futuro.

O secretário de Esportes, Lazer e Cultura, Pedro Mello, ressaltou a importância do taekwondo em Piracicaba: “Hoje nossa cidade é referência no esporte, com atletas na seleção brasileira e que já disputaram olimpíadas. O que buscamos é melhorar ainda mais o treinamento desses atletas, proporcionando a eles condições para que nos representem bem nas próximas olimpíadas. O futuro centro de treinamento trará ainda o desenvolvimento social dos nossos jovens, uma vez que a prática esportiva além de saudável, tira as crianças das ruas e da marginalidade”.

Em outubro de 2009 o prefeito Barjas Negri enviou ao ministro dos Esportes, Orlando Silva, oficio reivindicando a inclusão de Piracicaba no Programa “Cidade Olímpica”. No documento, Barjas Negri expôs as razões que credenciam Piracicaba a sediar o “Cidade Olímpica”: o Projeto de Desporto de Base, o nível técnico e a infraestrutura que já abrigam modalidades olímpicas. Numa parceria com o governo do Estado de São Paulo, o município sediará o Centro de Excelência de Atletismo. Este projeto contará com apoio do Sesi, Unimep e Federação Paulista de Altetismo, na formação de atletas de alto rendimento esportivo.

Na ocasião, uma das modalidades destacadas foi o taekwondo, com uma equipe de alto nível técnico. Por isso, o prefeito pede a inclusão desta modalidade no programa “Cidade Olímpica do Taekwondo”. O secretário municipal de Esportes, Pedro Mello, lembrou que “hoje a nossa equipe é uma das melhores do País. Diogo Silva, por exemplo, foi campeão Panamericano e medalha de Ouro nas Universíades. Débora Nunes, Guilherme Félix, Michael Soares, Washington Marcelino e Fernanda Souza são atletas ‘piracicabanos’ de nível olímpico”.

Completando a fala de Pedro Mello, o prefeito Barjas Negri garantiu ao ministro que “Piracicaba já é um Centro de Excelência do Taekwondo. Temos boa estrutura de treinamento e, certamente, com o apoio do Ministério, a cidade ganhará o nível de excelência nacional. Temos Frederico Mitooka como treinador, que também dirige a seleção brasileira juvenil, e Cláudio Aranda, preparador físico de nível internacional”.