Prefeitura doa decibelímetro à Polícia Militar
A Prefeitura Municipal entregou hoje, 31/08, ao comando da Polícia Militar, um decibelímetro, equipamento utilizado para aferir a intensidade do volume do som. A PM recebeu o equipamento por meio de convênio realizado com Administração pública para trabalhar em conjunto com os agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Semuttran).
A partir da assinatura e entrega, a PM já pode fiscalizar e autuar os veículos que estiverem com o volume do som maior que 80 decibéis, considenrando a distância de sete metros do veículo. A infração aplicada está prevista no artigo 228 do Código de Trânsito Brasileiro, seguindo a resolução nº 204/2006.
“Essa parceria com a Polícia Militar é bastante positiva, sendo que agora contamos com mais uma forma de melhorar a segurança no trânsito para a população. Além disso, aumentar a fiscalização do som dos carros é uma antiga reivindicação da comunidade”, afirma o prefeito Gabriel Ferrato.
Os bairros Sol Nascente, Ártemis, Monte Feliz, Parque dos Eucaliptos são os que mais recebem reclamações de veículos com som alto. “Primeiro uma equipe vai até o local para orientar, em seguida, fiscaliza novamente e, se o veículo estiver ultrapassando os limites de decibéis, o proprietário será multado com cinco pontos na carteira Nacional de Habilitação e em R$ 127,69”, segundo o major Roberto da Polícia Militar.
