A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, iniciou no mês de setembro deste ano o desenvolvimento de um Plano de Marketing Turístico para a cidade, seguindo como orientação a ordem de prioridades e diretrizes do Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico de Piracicaba (PDDT), documento desenvolvido por meio de um convênio com a ECA/USP, em 2013, e apresentado à sociedade no início de 2014, que identificou como ação prioritária o desenvolvimento de ações de marketing interno, orientando sobre a necessidade de realizar um levantamento dos elementos indenitários da cidade, que permitiram o desenvolvimento de um planejamento e criação de uma marca, que atenda às diretrizes estratégicas da nova fase do Programa Nacional de Regionalização do Ministério do Turismo (MTUR).
O Plano de Marketing Turístico foi desenvolvido em três (3) etapas, por consultores da Ornellas Consultoria, empresa vencedora do processo de licitação. A Ornellas Consultoria realizou reuniões com gestores, sociedade civil e comunidades, aplicando questionários, e pesquisas quantitativas e qualitativas, e fez um levantamento de dados consolidados sobre o atual cenário do turismo da cidade de Piracicaba, que foi divulgado no mês de novembro.
RESULTADOS
O Plano de Marketing Turístico da cidade de Piracicaba – “Piracicaba – Um rio de surpresas” estabeleceu um plano operacional com programas e projetos necessários para a implantação da estratégia, definida na Fase II deste planejamento, onde indica o que deve ser feito e como fazer para que a visão de futuro, os objetivos e metas se concretizem, criando assim as condições necessárias para a consolidação da imagem e posicionamento desejados para Piracicaba como destino turístico.
Dentre os resultados obtidos com o desenvolvimento do plano, que contou com a participação da sociedade e do trade turístico, buscou se estabelecer os argumentos da promoção da cidade, o slogan promocional “Piracicaba – Um rio de surpresas” e uma marca turística. Além disso, as cores mais citadas nas pesquisas e reuniões realizadas – como o de maior percepção/representativo de Piracicaba – para o desenvolvimento deste plano de marketing foram: verde, azul e amarelo.
"A cidade de Piracicaba vem investindo em planejamento e politicas públicas do turismo há alguns anos, o que nos proporciona hoje a possibilidade de trabalhar e ampliar novos mercados turísticos, como proposta de trazer a atividade do turismo como uma importante atividade econômica geradora de emprego e renda na cidade de Piracicaba. O Plano de marketing é mais uma das fases de implantação e planejamento do turismo na cidade que dimensiona e propõem um plano de ação com programas e diretrizes para o desenvolvimento sustentável do turismo em Piracicaba”, afirmou a secretária municipal de Turismo, Rose Massarutto.
O Plano Operacional, do Plano de Marketing Turístico, foi dividido em quatro (4) programas de ações complementares, com objetivos diferentes, sendo eles: Programa Nova Identidade Turística de Piracicaba; Programa de Promoção; Programa de Apoio a Comercialização; Programa de Competitividade do Turismo Piracicabano. Cada programa propões algumas etapas e ações, que podem ser visualizados clicando aqui
“A cidade de Piracicaba se coloca na vanguarda – como destaque em sua região – por desenvolver o seu Plano de Marketing Turístico, se preparando para comercializar os seus produtos turísticos de forma qualificada, criativa, inovadora, organizada e, acima de tudo, sustentável. Num momento de imensa competitividade, o município compreende que é necessário se qualificar, compreender, e formatar produtos que atendam os anseios do que podemos chamar hoje de “o turista do novo tempo”. E começamos, a partir de agora, um intenso trabalho – com a participação dos empresários locais, instituições diversas, comunidade em geral – para o desafio de posicionar efetivamente a cidade de Piracicaba, como importante destino dentro do mercado turístico nacional”, afirmou Jose de Freitas Ornelas, consultor da Ornellas Consultoria, que está à frente do desenvolvimento do plano.