A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), finalizou o processo seletivo para as quatro vagas disponíveis para artesãos na Feira de Artesanato da Rua do Porto e os selecionados foram: Adriele Silva Bigotto, com a técnica artística amigurumi e laços de cabelo; Ilza Maria da Cruz Reis Oliveira, com artes em resina; Raquel Santos Sloba Tavares, com pontilhismo em MDF, e Vanda Ferreira Galvão, com macramê em kokedama (plantas em bola de musgo). Cada artesão selecionado tem a permissão de uso do espaço público com validade de cinco anos, ou seja, até dia 29 de março de 2029.
O processo seletivo consistiu em três etapas. A primeira foi a de inscrições, com fotos dos artesanatos produzidos e amostra de produtos. Depois, na segunda etapa, um comitê formado por representantes da Semdettur, Comturpi (Conselho Municipal de Turismo de Piracicaba), Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e da própria Feira de Artesanato realizou a pré-seleção de artesãos, levando em consideração critérios como cultura popular, tradição, originalidade, criatividade, inovação e qualidade nas peças. Na última etapa, os pré-selecionados tiveram de enviar vídeos comprobatórios de produção manual.
Conforme a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire, a Feira de Artesanato da Rua do Porto faz parte do Programa de Desenvolvimento do Artesanato de Piracicaba, de responsabilidade da Diretoria de Turismo, e tem como objetivo geral divulgar a cultura empreendedora e fomentar a geração de renda e o artesanato na cidade, por isso, os produtos a serem comercializados devem ser de autoria do próprio artesão e, preferencialmente, apresentar atributos culturais e naturais referentes a Piracicaba. Não são aceitos produtos industrializados e/ou feito por terceiros.
“Nosso intuito é oferecer a oportunidade de produtores de artesanato locais apresentarem seus trabalhos, fazer a economia do município girar e, claro, para os turistas é um meio de levarem Piracicaba para outros lugares do mundo. Toda a equipe da Diretoria de Turismo tem se dedicado permanentemente na assistência aos artesãos, organização e melhoria da qualidade dos serviços prestados nas feiras de artesanato do município”, falou Alessandra.
Ela explicou, ainda, que foi criada uma lista de espera dos selecionados, como um ranking, com base nos critérios de seleção e, caso haja desistência de algum artesão no decorrer do primeiro ano, outro será chamado, mantendo o prazo de permanência, ou seja, até dia 29 de março de 2029.