A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) divulgou na edição de hoje, 17/08, do Diário Oficial do Município, a lista preliminar com 53 atletas contemplados pelo programa Bolsa Esportiva. A listagem está disponível no link https://diariooficial.piracicaba.sp.gov.br/2023/08/17/. Depois, haverá prazo para interposição de recursos contra o resultado preliminar e, na sequência, análise destes recursos. A data estimada para homologação e publicação do resultado definitivo da fase de seleção, com divulgação das decisões recursais proferidas, se houver, é 11/09.

O programa é inédito e representa apoio financeiro para suporte técnico e material a esportistas que representam Piracicaba. A Bolsa Esportiva tem três objetivos principais: valorizar e apoiar atletas, paratletas, guias, técnicos, auxiliares e preparadores físicos, participantes do esporte de rendimento ou representativo do município nos treinamentos e nas competições oficiais; incentivar o processo de formação esportiva e treinamentos para as competições esportivas; e apoiar a prática do esporte competitivo, como forma de desenvolvimento social e humano, mediante a concessão de bolsas remuneradas.

O Bolsa Esportiva será concedida pelo Poder Público Municipal, de acordo com os valores e condições estabelecidos na Lei Municipal nº 9.858/2022. Podem se inscrever atletas, paratletas, guias, técnicos, auxiliares técnicos e/ou preparadores físicos, participantes do esporte de rendimento e/ou representativo do município em seus treinamentos e nas competições oficiais. Caso o pleiteante se encaixe em mais de uma atuação, ele deve optar por apenas uma.

Existem quatro categorias disponíveis para inscrição de propostas. São elas: Categoria Internacional (para atletas, paratletas, guias, técnicos, auxiliares técnicos e preparadores físicos de destaque Pan-Americano, Sul-Americano, Olímpico, Paraolímpico e Mundial), no valor mensal de até R$ 3.000; Categoria Nacional (para atletas, paratletas, guias, técnicos, auxiliares técnicos e preparadores físicos de destaque em nível nacional), no valor mensal de até R$ 2.500; Categoria Estadual (para atletas, paratletas, guias, técnicos, auxiliares técnicos e preparadores físicos de destaque em nível estadual), no valor mensal de até R$ 2.000, e Categoria Formação Esportiva (atletas, paratletas, guias, técnicos, auxiliares técnicos e/ou preparadores físicos em nível de formação esportiva de destaque em nível estadual), no valor mensal de até R$ 1.000. No caso de técnico, auxiliar técnico e/ou preparador físico, é necessário que estejam vinculados ao Cref (Conselho Regional de Educação Física). Caso o pleiteante seja contemplado, ele terá que comprovar o vínculo para efetivação de bolsa.

REQUISITOS – Os requisitos para pleitear a Bolsa Esportiva são: estar vinculado há, no mínimo, um ano a algum órgão ou entidade de prática esportiva, paradesportiva ou de administração esportiva da respectiva modalidade, inscrita ou registrada em conselho de Piracicaba; ter participado de competições esportivas e/ou paradesportivas oficiais em âmbitos municipal, estadual, nacional ou internacional no ano imediatamente anterior àquela em que tiver sido pleiteada a concessão da bolsa esportiva ou apresentar declaração de seu técnico de que representará o município a partir daquele ano de vigência da bolsa; apresentar plano anual de participação em, no mínimo, uma competição oficial da modalidade e categoria, e de preparação ou treinamento para competições de âmbito estadual, nacional e/ou internacional; apresentar autorização do pai ou responsável e comprovante de matrícula em instituição de ensino público ou privado, no caso de atleta menor de 18 anos de idade, e residir em Piracicaba há, pelo menos, um ano. O atleta contemplado com a Bolsa Esportiva deverá prestar contas do benefício a cada três meses pelo e-mail bolsaesportivaselam@piracicaba.sp.gov.br.

Palavras-chave: Selam, bolsa esportiva, esporte