Piracicaba é uma das 14 cidades que integram a região turística Serra do Itaqueri, situada no interior de São Paulo. Para promover essa área, repleta de belezas naturais, a Associação Serra do Itaqueri, em parceria com as prefeituras municipais, realiza no próximo fim de semana, dias 24 e 25/06, sábado e domingo, o lançamento da segunda etapa do projeto Circuito Serra do Itaqueri, uma rota de cerca de 500 km que poderá ser feita caminhando, pedalando ou a critério do participante, passando por todas as cidades. No sábado, 24/06, ocorre a caminhada de lançamento da sinalização da segunda etapa da rota, em Corumbataí, com concentração a partir das 7h e início do percurso às 8h, na propriedade rural Marcos Prado. Na ocasião serão percorridos 18km até a Praça da Matriz em Itirapina.

Cachoeira do Cuscuzeiro é um dos atrativos de Corumbatai, cidade que integra o Circuito Serra do Itaqueri – Foto Diulgação A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), fornecerá transporte gratuito até Corumbataí no sábado, tanto ida quanto volta. São 30 vagas e as inscrições devem ser feitas a partir das 10h de quarta-feira, 21/06, no link https://forms.gle/198bHgWDTwFpkinJ8. Para a saída do transporte é necessária a adesão de no mínimo dez pessoas. A saída será às 6h, no Centro Cívico (rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233, Chácara Nazareth).

O Circuito Serra do Itaqueri, no geral, terá sinalizações específicas passando pelos 14 municípios da região, que são, além de Piracicaba, Torrinha, Analândia, São Carlos, Rio Claro, Santa Maria da Serra, Itirapina, Águas de São Pedro, Corumbataí, Charqueada, São Pedro, Brotas, Limeira e Ipeúna. O lançamento da sinalização do Circuito ocorre em etapas ao longo de 2023. A estreia da primeira etapa foi em maio, contemplando as cidades São Carlos, Analândia e Corumbataí. Os pontos de apoio definidos ao longo do trajeto podem ser visualizados no site circuitoserradoitaqueri.com.br.

Vista de morro a partir de Itirapina, que é a cidade destino da segunda etapa do Circuito – Foto CCS “Participamos do lançamento do circuito em maio e pudemos visualizar as belezas naturais da nossa região. Em breve, também será inaugurada a sinalização em Piracicaba e estamos bastante contentes com a participação do município em mais uma rota turística, com o intuito de atrair turistas e, consequentemente, gerar renda para a cidade”, falou a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire. A viabilidade de transporte até Corumbataí tem apoio da Semutri (Secretaria Municipal de Transportes Internos).