Portal do Município de Piracicaba

Prefeitura disponibiliza novo canal para solicitação de manejo arbóreo

Serviços disponíveis são poda, risco elétrico, risco de queda, danos ao pavimento, árvore doente, destoca, motivação por obras, ameaça a edificações e galho ou árvore caída

Por CCS / Publicado em 24/10/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.
A imagem mostra um trabalhador em um cesto aéreo, equipado com capacete, máscara e óculos de proteção, manuseando uma motosserra. Ele está posicionado entre os galhos de uma árvore grande e frondosa, com o céu azul claro ao fundo. A árvore possui galhos secos e alguns com folhas verdes, indicando possível poda ou manutenção. O cesto aéreo, com marcações de segurança, está elevado, permitindo o acesso do trabalhador aos galhos mais altos. Vários galhos secos e finos se estendem pelo céu, contrastando com a grossura do tronco principal da árvore.
Prefeitura disponibiliza novo canal para solicitação de manejo arbóreo

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, disponibiliza, a partir de hoje, 24/10, um novo canal digital para solicitação dos serviços de avaliação de árvores em áreas públicas, com fins de poda e supressão. O atendimento está disponível na plataforma Sem Papel, pelo link: https://sempapel.piracicaba.sp.gov.br/atendimento/servico-info/455 .

A imagem mostra uma mulher trabalhando em um computador em um escritório. Ela está usando um sistema online da Prefeitura Municipal de Piracicaba para solicitar o manejo arbóreo. A tela do computador exibe um formulário com diversas opções para o tipo de solicitação, como "Necessidade de Poda", "Risco Elétrico", "Risco de Queda", entre outras. Há também campos para preencher informações como "Capa do Carnê do IPTU do Ano de Exercício" e "Matrícula do Imóvel". Ao lado do monitor principal, há outro monitor com uma imagem colorida e abstrata. Na mesa, também é possível ver um telefone IP da marca Grandstream, um teclado e um mouse. A mulher está focada na tela, com a mão no mouse, indicando que está ativamente utilizando o sistema.
Serviços disponíveis são poda, risco elétrico, risco de queda, danos ao pavimento, árvore doente, destoca, motivação por obras, ameaça a edificações e galho ou árvore caída

No formulário, o cidadão deve preencher os dados referentes ao local da solicitação e selecionar o tipo de serviço desejado, dentre as opções: necessidade de poda, risco elétrico, risco de queda, danos ao pavimento, árvore doente, árvore morta, necessidade de destoca, motivação por obras, ameaça a edificações e galho ou árvore caída.

A ferramenta apresenta imagens ilustrativas que facilitam a identificação do serviço adequado, além de permitir o envio de fotos da árvore e o anexo de documentos obrigatórios, nos casos de supressão, conforme previsto na Lei Complementar nº 251/2010.

Segundo o titular da Pasta, Luciano Celêncio, o novo sistema representa um importante avanço na gestão das demandas ambientais. “Atualmente, as solicitações de poda e supressão de árvores são recebidas pela equipe técnica da Secretaria por meio de ofícios e indicações de vereadores, pelo canal 156 — nos casos de poda e vistoria de árvore seca ou doente — e também pelo Sem Papel, nos pedidos de corte. Até então, todas as informações precisavam ser inseridas manualmente no sistema Arbolink, para que o técnico realizasse a vistoria, emitisse o laudo e, posteriormente, a ordem de serviço. Esse processo manual gerava uma considerável demora no atendimento e nas respostas aos solicitantes”, explicou.

Com a integração entre o Sem Papel e o sistema Arbolink, as solicitações passam a ser encaminhadas automaticamente para a equipe técnica responsável, eliminando etapas manuais e proporcionando mais agilidade e eficiência no atendimento. A medida permite que os técnicos recebam as demandas de forma imediata, realizem as vistorias e emitam os laudos e ordens de serviço de maneira mais rápida e integrada.

“Essa integração é mais um avanço tecnológico da administração do prefeito Helinho Zanatta, que tem investido na desburocratização dos processos públicos e na modernização dos serviços municipais, visando mais agilidade, transparência e qualidade no atendimento à população”, concluiu Celêncio.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.