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Prefeitura descentraliza atendimento do CadÚnico, que agora será feito também nos Cras

Atendimentos serão realizados nas seis unidades dos Cras da cidade, sempre mediante agendamento prévio, a partir de 17/04

Por CCS / Publicado em 04/04/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.
Central do Cadastro Único continuará realizando os atendimentos

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, inicia na quinta-feira, 17/04, o atendimento descentralizado do Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal. A ação será realizada semanalmente, sempre às quintas-feiras, nas seis unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade: Jardim São Paulo, Piracicamirim, Mário Dedini, Novo Horizonte, São José e Vila Sônia.

Para ser atendido, é necessário agendamento prévio, que pode ser feito pelo telefone da Central do Cadastro Único, (19) 3417-8801, e também está disponível o agendamento on-line pelo link: https://piracicaba.sp.gov.br/servicos/cadastro-unico

O atendimento nos Cras é fruto de um planejamento conjunto entre a equipe do Cadastro Único e os profissionais das unidades de referência. O objetivo é ampliar o acesso das famílias em situação de vulnerabilidade aos programas sociais. “Com essa ação, conseguimos fortalecer a presença da assistência nos territórios, aproximar o serviço das comunidades e facilitar o acesso a benefícios essenciais”, destaca a secretária de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, Fernanda Varandas.

O CadÚnico é o principal instrumento de identificação socioeconômica das famílias de baixa renda, com renda per capita de até meio salário-mínimo (R$ 759 por pessoa). Operacionalizado pela Secretaria de Assistência em parceria com organização da sociedade civil, o cadastro é necessário para o acesso a programas como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros. Estar no Cadastro Único, no entanto, não garante inclusão automática nos programas, pois cada um deles possui critérios próprios, sob responsabilidade do Governo Federal.

A coordenadora do Cadastro Único, Mônica Rodrigues, destaca os ganhos sociais da iniciativa: “levar o CadÚnico para os Cras é uma forma concreta de facilitar a vida da população, principalmente de quem mora em regiões mais afastadas do Centro e, ao mesmo tempo, integrar o cadastramento à rede de serviços da assistência social, beneficiando diretamente quem mais precisa”, afirma.

Além do atendimento descentralizado nas unidades dos Cras, a Central do Cadastro Único mantém os atendimentos normalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, mediante agendamento prévio. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (19) 3417-8801 ou pelo site https://piracicaba.sp.gov.br/servicos/cadastro-unico. A Central está localizada na rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900, Centro.

Conforme orientação do Ministério do Desenvolvimento Social (Informe nº 075, de 07/03/2025), cadastros de pessoas unipessoais (que moram sozinhas) deverão ser feitos exclusivamente por visita domiciliar.

SERVIÇO – Atendimento descentralizado do Cadastro Único. Atendimento Cras Jardim São Paulo, Piracicamirim, Mário Dedini, Novo Horizonte, São José e Vila Sônia, a partir de 17/04. Agendamentos: 19) 3417-8801, ou  pelo: https://piracicaba.sp.gov.br/servicos/cadastro-unico

Central do Cadastro Único – Rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900, Centro. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h ,Agendamentos: 19) 3417-8801, ou  pelo: https://piracicaba.sp.gov.br/servicos/cadastro-unico
Informações pelo telefone (19) 3417-8801.


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