Portal do Município de Piracicaba

Prefeitura define vencedores de chamamento público do esporte

Entidades executarão atividades esportivas de interesse público no município em 2026

Por CCS / Publicado em 07/01/2026
Tempo de leitura: 3 minutos.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, definiu os resultados preliminares do chamamento público de fomento esportivo, visando à seleção de organização da sociedade civil interessada em desenvolver o projeto de formação e de desenvolvimento esportivo para o período de janeiro a dezembro de 2026. A publicação foi feita hoje, quarta-feira, 07/01, no Diário Oficial do município.

O Caldeirão Futebol Clube será responsável pelos trabalhos com o basquete feminino, ciclismo (masculino/feminino), futebol feminino, futsal masculino e futsal feminino. Já a Associação Sport Way de Piracicaba teve os projetos aprovados nas modalidades de boxe (masculino e feminino), karatê (masculino e feminino), judô (masculino/feminino), ginástica rítmica, kickboxing (masculino/feminino) e tênis de mesa (masculino/feminino).

A imagem mostra um grupo de crianças e adolescentes praticando karatê em um tatame azul. Todos vestem kimonos brancos, a maioria com cintos azuis, e alguns com luvas de proteção vermelhas. O cenário é ao ar livre, sob um telhado rústico decorado com bandeirinhas coloridas, sugerindo uma festa ou evento especial. A iluminação é artificial, criando um ambiente noturno. Ao fundo, árvores e um veículo são visíveis. As crianças parecem concentradas em seus movimentos, demonstrando disciplina e dedicação ao esporte.
Iniciação do karatê no Santa Rosa_ chamamento público promove o fomento do esporte na cidade

O desenvolvimento de atividades relacionadas ao taekwondo (masculino/feminino) ficará a cargo da Associação Piracicabana de Taekwondo. O Clube de Campo será responsável pelo basquete masculino, o Instituto Afropira com a capoeira, Ascapi (Associação de Canoagem de Piracicaba) na canoagem, AAPP (Associação de Apoio à Pessoa Paraplégica) pelo basquete sobre rodas, handebol (masculino e feminino) a 15 de Piracicaba, rugby com a APR (Associação Piracicaba Rugby), voleibol feminino com a Associação Toque do Futuro, voleibol masculino pela AVPT (Associação Voleibol para Todos), skate (masculino/feminino) com a Casa do Hip Hop e o futebol masculino com a Associação Amigos do XV.

O secretário municipal de Esportes, Roger Carneiro, explica que o chamamento público é um procedimento administrativo pelo qual a Prefeitura convida organizações sem fins lucrativos, empresas e outras entidades a apresentarem projetos para firmar parcerias e executar atividades esportivas de interesse público. “Graças à sensibilidade do prefeito Helinho Zanatta, abrimos esse chamamento em diversas modalidades com objetivo de garantir acesso ao esporte para todos”.

Leandro Reynaldo da Silva, gestor do Caldeirão Futebol Clube, entidade responsável no ano passado pelo desenvolvimento esportivo do futsal masculino, basquete feminino e voleibol masculino, com média de 100 atendimentos mensais de atletas/alunos por modalidade, em núcleos espalhados pelo município, ressalta que o chamamento público é fundamental para o desenvolvimento do esporte. “Por meio desse trabalho e graças ao apoio do Poder Público, conseguimos tirar a criança da rua para praticar esporte e criamos assim bons cidadãos para o futuro”.

Todos os processos atendem a Lei Federal 13.019/2014, são regulamentados pelo decreto municipal nº 1.093 de 1º de junho de 2017 e cumprem as determinações do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.