Armazém Maria Dirce de Camargo, na Estação da Paulista, é um dos locais que receberá oficinas

Foi aberta licitação para contratação de oficineiros, nas modalidades Dança, Música, Teatro e Cultura Popular

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), abriu licitação para contratação de oficineiros, nas modalidades Dança, Música, Teatro e Cultura Popular, para prestação de serviços no Programa Movimentação Cultural. Este é o primeiro passo, como parte da programação das comemorações do aniversário de 256 anos da cidade, para a reativação do programa de fomentação, interrompido em 2020 devido à pandemia.

O programa tem o objetivo de ampliar, aprofundar e otimizar as funções oriundas de políticas públicas que contemplam a descentralização e a democratização cultural. Também promove acesso à cidadania, por meio das mais diversas atividades de formação e informação cultural.

O investimento da Prefeitura para a retomada da Movimentação Cultural, no período de 12 meses, é de R$ 403.520 mil. O valor será para a contratação de três oficineiros de dança, um de música, um de teatro e um de cultura popular.

A contratação será por meio do Pregão Eletrônico 450/2023, cuja abertura aconteceu na quarta-feira, 2/08. Os lances podem ser enviados até às 9h do dia 5/09. As regras e requisitos da licitação podem ser conferidos em www.licitapira.piracicaba.sp.gov.br.

Além do Armazém Maria Dirce de Camargo, na Estação da Paulista, tradicional espaço das aulas da Movimentação Cultural, o programa, em sua nova fase, será levado ao Centro Cultural Antonio Pacheco Ferraz, também na Estação da Paulista, e a outras regiões da cidade.

Na região Norte, as oficinas acontecerão no Centro Cultural Izaíra Barbosa, o Zazá, no bairro Mário Dedini, e no Centro Cultural Hugo Pedro Carradore, no bairro Santa Teresinha. Na região, Sul, a Movimentação Cultural terá atividades no Centro Cultural Nhô Serra, no bairro Parque Primeiro de Maio, e na região Leste, no Centro Cultural e Social Rafael Baptista Antônio.

O secretário da Semac, Carlos Beltrame, ressalta a importância da retomada do programa. “É essencial à população de Piracicaba, que há tempos pede à secretaria o oferecimento de aulas de música, teatro, dança e cultura popular. Estamos ampliando um trabalho de cursos do setor cultural, que começamos com a aberta de vagas gratuitas aos cursos de capacitação cultural, em parceria com o Senac”, ressalta.

movimentação cultural; cultura; semac; licitação; centros culturais; estação da paulista; dança; teatro; música; cultura popular