Portal do Município de Piracicaba

Prefeitura de Piracicaba vai disponibilizar 1.200 castrações gratuitas para cães e gatos

Este será o segundo mutirão de castrações realizado pela Prefeitura de Piracicaba em 2026

Por CCS / Publicado em 03/02/2026
Tempo de leitura: 2 minutos.

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Divisão de Proteção Animal da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, vai disponibilizar 1.200 castrações gratuitas para cães e gatos. As castrações acontecerão entre os dias 17 e 23/02.

A foto mostra um veterinário em um ambiente que parece ser uma clínica móvel ou ambulância veterinária. Ele está usando jaleco verde e óculos, e está examinando um gato com um estetoscópio. O gato está deitado sobre uma mesa de metal coberta por um papel branco, com uma área do pelo aparada, possivelmente para um procedimento médico. Ao lado, há outro gato também deitado, com uma área do pelo aparada e uma bandagem no membro dianteiro, aparentemente sedado ou recuperando-se. O interior do veículo é branco e limpo, com equipamentos médicos, papel toalha e gaiolas visíveis ao fundo. Na parede há uma placa vermelha com a palavra "ATENÇÃO" e a recomendação "USE O CINTO DE SEGURANÇA". A cena transmite cuidado e atenção médica aos animais em um ambiente especializado e móvel.
Prefeitura vai disponibilizar 1.200 castrações gratuitas para cães e gatos

As inscrições já estão abertas e cada CPF pode registrar até três animais, desde que o pet tenha RGA (Registro Geral do Animal). Para se inscrever, basta entrar no link disponibilizado pelo Governo do Estado: https://castramaissaopaulo.com.br/agendamento/.
As castrações serão realizadas por meio de emenda parlamentar em serviços do deputado federal Bruno Lima, conquistada a partir de articulação da vereadora Alessandra Bellucci, ligada à causa animal.
O serviço será prestado em um anexo da Igreja do Evangelho Quadrangular, localizado na rua das Conchas, 421, no Jardim São Jorge.
Este será o segundo mutirão de castrações realizado pela Prefeitura de Piracicaba em 2026. O primeiro ocorreu nos dias 05 e 06/01, atendendo cerca de 440 animais no município, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo junto ao deputado estadual Alex Madureira.

RGA – Para conseguir se inscrever, o animal precisa ter RGA (Registro Geral do Animal), que é a carteira de identidade oficial de cães e gatos no Brasil. O RGA contém dados do tutor e do pet, facilitando a localização de animais perdidos, controle de vacinação e políticas de saúde pública. O cadastro é feito pelo site https://sinpatinhas.mma.gov.br/login de forma gratuita.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.