Prefeitura de Piracicaba recebe homenagem pelos 50 anos do Sine
Medalha comemorativa foi entregue em reconhecimento à contribuição do município para a rede de intermediação de mão de obra
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, recebeu homenagem pelos 50 anos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), ferramenta utilizada no atendimento e encaminhamento de trabalhadores no município. A medalha comemorativa, produzida especialmente para celebrar a data, foi entregue na quarta-feira, 15/10, pelo secretário de Trabalho, Emprego e Renda, José Luiz Ribeiro, com sua equipe, ao prefeito Helinho Zanatta.

Nos últimos dez anos, o Sine de Piracicaba realizou 417.710 atendimentos e encaminhou 118.187 trabalhadores para vagas de emprego. Somente em 2025, já foram feitos 7.254 encaminhamentos por meio do sistema.
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) promoveu, no dia 08/10, em sua sede em Brasília, o workshop Sine: Ontem, Hoje e Amanhã, e reuniu representantes de estados e municípios conveniados. Durante o evento, 37 servidores foram homenageados pelo trabalho prestado ao longo da trajetória do Sine. Representando Piracicaba, a servidora Regina Santos de Souza Doni foi uma das homenageadas, simbolizando a atuação da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda na rede.

“O Sine é uma ferramenta estratégica para garantir oportunidades de trabalho e gerar desenvolvimento. Receber essa homenagem é um reconhecimento à dedicação dos nossos servidores e ao compromisso da Prefeitura com a geração de empregos”, destacou o prefeito Helinho Zanatta.
Para o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, José Luiz Ribeiro, a homenagem valoriza o esforço de toda a equipe. “Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais as políticas públicas de emprego, para que mais piracicabanos tenham acesso a oportunidades e a uma vida melhor.”
REDE SINE – Coordenada pelo MTE, a Rede Sine atua em parceria com estados e municípios que recebem recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para oferecer serviços à população. Atualmente, a rede conta com cerca de 1.500 agências em todo o país, oferecendo intermediação de mão de obra, encaminhamento ao seguro-desemprego, orientação profissional e programas de qualificação.
