Evento de lançamento do Programa de Certificação ESG contou com representantes do Executivo, Legislativo e de empresas da cidade A Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), realizou ontem, 12/07, a apresentação e o lançamento do Programa de Certificação ESG do município. O evento, que contou com o apoio da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições), aconteceu no Teatro do Engenho, às 19h, e contou com representantes do Executivo, Legislativo e de empresas da cidade.
O objetivo central do programa é capacitar e certificar empresas de pequeno, médio e grande porte de Piracicaba, com base nas premissas do ESG – termo desenvolvido pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2004, que significa ambiente, social e governança (Environmental, Social and Governance). A ideia do ESG, divulgada pelo Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização, que deve integrar esses fatores no mercado de capitais.
O programa, em fase final de desenvolvimento, conta com um curso de capacitação para funcionários, que poderão, após a certificação, implantar os requisitos do ESG em suas organizações, em conjunto com os demais funcionários e gestores.
Além disso, o programa deve contar com um evento de premiação para as empresas que apresentem uma atuação de destaque. Prefeito Luciano Almeida ressaltou que o programa de certificação ESG é uma iniciativa para que o município seja um indutor dessas políticas para empresas e sociedade
O prefeito Luciano Almeida abriu o evento, discursando sobre o ineditismo desse programa na cidade e na região. “É uma iniciativa que é uma quebra de paradigma do que nós temos que pensar em nível de futuro, como pessoas, como empresários, como gestores públicos, como é o mundo que queremos amanhã e como construiremos esse mundo. Então a partir desse conceito de ESG, buscamos ser um indutor para que as pessoas e as empresas adotem essas políticas, esses modelos de governança, de desenvolvimento econômico-social sustentável. Essa iniciativa é uma semente que estamos plantando para construir esse novo mundo”, ressaltou.
Alex Gama Salvaia, titular da Sedema, também falou aos presentes. “Buscamos nos desafiar diariamente a pensar algo novo, para que, assim, possamos deixar um legado para a sociedade, para a cidade. Identificamos uma oportunidade dentro desse tema. Até então não existia uma certificação, uma norma escrita definindo os parâmetros, os padrões mínimos de atendimento das premissas de ESG. E o município, como indutor de conhecimento, tem essa capacidade de reunir essa estrutura para que essa ideia se torne realidade”, disse. Para Alex Salvaia, titular da Sedema, o município tem capacidade de reunir a estrutura necessária para que esse programa se torne realidade
Também esteve no ato de lançamento o secretário da Semdettur, José Luiz Guidotti Júnior, que comentou sobre o desenvolvimento do programa. “A atual gestão tem sido um buscador para a criação de novas práticas de políticas públicas, para que essas ações gerem oportunidades. Por isso, esse programa é inovador, no qual a Prefeitura vai viabilizar a qualificação dos profissionais indicados pelas suas empresas, para compreensão e aplicação dos conceitos da cultura de ESG”, reforçou.
O evento foi finalizado por uma aula magna, com os professores da Fundação Instituto de Administração (FIA), João Maurício Gama Boaventura e Edson Barbero, que apresentaram os conceitos do ESG e comentaram sobre a estrutura do curso de capacitação. Aula magna sobre os conceitos de ESG e sobre a estruturação do curso de certificação foi ministrada pelos professores da FIA, João Maurício Boaventura e Edson Barbero
Salvaia destacou a parceria firmada com Acipi, Simespi e FIA. “As instituições prontamente abraçaram a ideia e nos apoiaram. A FIA possui um corpo docente extremamente capacitado com relação ao tema e acharam oportuno o município iniciar esse processo. A Fundação vai desenvolver essa parceria em duas frentes, a primeira é criando o programa de certificação em si, e a segunda é a criação do projeto de capacitação”, explicou.
Também há a intenção de buscar o apoio e reconhecimento do governo e de uma universidade ou instituição dos Estados Unidos, visando facilitar o acesso ao mercado americano. O titular da Sedema disse que as tratativas já iniciaram e estão bastante adiantadas. A participação da universidade se dará na participação da formação do sistema de auditoria, para viabilizar a certificação dos colaboradores.
Para Marcelo Cançado, presidente da Acipi, o projeto é, além de tudo, uma nova forma das empresas pensarem. “O mais importante é trazer essa conscientização da parte ambiental, social e de governança. Então esse programa vai nos ajudar a estimular as empresas a se estruturarem nesses aspectos”.
O segundo vice-presidente do Simespi, Erick Gomes, ressaltou o vanguardismo da Prefeitura em idealizar o programa de certificação ESG. “O ESG vai ser um dos principais pilares das corporações no futuro. Então acredito que essa atitude da Prefeitura, por meio da Sedema e da Semdettur, de implantar esse projeto, está colocando Piracicaba mais uma vez como uma referência no país. Se muitas empresas conseguirem minimamente se prepararem, e então usar as melhores práticas do ESG, acredito que Piracicaba ganhará muito, porque as empresas aqui poderão abrir um leque de mercado que não existe, passaremos a ser referência. Eu vejo uma revolução da Prefeitura de Piracicaba”.
O curso será dividido em dois aspectos inicialmente, um contemplando empresas autodeclaradas de maior maturidade em ESG e outro contemplando as com menor maturidade em ESG. No primeiro aspecto, serão capacitados 120 colaboradores, que terão acesso a 64 horas de aulas ao vivo, no modelo à distância. No segundo, mais 120 colaboradores serão capacitados após 32 horas de aulas ao vivo, também no modelo à distância, totalizando, assim, 240 profissionais capacitados.
Os critérios para seleção das empresas participantes, bem como a forma de inscrição, entre outros dados, serão informados no edital do programa, a ser publicado pela Prefeitura de Piracicaba até 29/07.