A Prefeitura de Piracicaba está entre os apoiadores do projeto AgTech Valley, que pretende colocar a cidade no mapa do agronegócio mundial. O projeto, idealizado pela EsalqTec Incubadora Tecnológica, em parceria com o Canatec Coworking e com apoio da Esalq, foi lançado no mês passado, na Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), quando também foram apresentados o site oficial – www.valedopiracicaba.org – e o Selo Vale do Piracicaba/AgTech Valley, identidade visual que reconhece empresas e demais organizações afiliadas à campanha.
O prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato, participou do evento e disse, em seu discurso, que o projeto é um novo tom para as políticas públicas da cidade. De acordo com ele, para recuperar um sistema econômico de forma sustentável, a inovação é o melhor caminho.
“Tenho certeza de que conseguiremos transformar essa marca em um caminho de crescimento para a cidade. Precisamos agregar cada vez mais pessoas nesse projeto, promover um plano de desenvolvimento assentado no Vale e fazer o que for necessário para Piracicaba”, falou Ferrato.
Segundo Sergio Barbosa, gerente-executivo da EsalqTec e um dos idealizadores do Vale do Piracicaba, o objetivo é chamar a atenção do Brasil e do mundo para reconhecer Piracicaba como um grande polo de inovação tecnológica na agricultura.
Para ele, o envolvimento de toda a cidade é essencial para o sucesso da campanha. “O Vale não tem dono, não é uma iniciativa apenas empresarial, ele pertence à sociedade. Queremos que haja envolvimento do cidadão comum nessa campanha, para criar a identidade de que somos o Vale do Silício do Agronegócio”, destacou.
PROJETO – O AgTech Valley é inspirado no Vale do Silício, localizado na Universidade Stanford, nos Estados Unidos, onde estão reunidas as maiores empresas de tecnologia do mundo, como Facebook, Google e Apple.
“O Vale do Silício é um exemplo de empreendedorismo e geração de conhecimento. Piracicaba tem forte presença acadêmica e é, historicamente, um centro tecnológico na produção de cana de açúcar, por exemplo. No Brasil, existem outros vales tecnológicos que têm como inspiração o Vale do Silício, porém, nenhum deles voltado ao agronegócio, setor onde o Brasil é mundialmente competitivo”, disse Barbosa.
“Uma das coisas mais importantes é a identidade cultural de uma cidade, figuras que a tornam conhecidas em qualquer lugar. Em Piracicaba, temos o XV (time de futebol), a Rua do Porto, o Rio de Piracicaba, até as famosas pamonhas, mesmo que a cidade não tenha nenhuma tradição no cultivo do milho. Quando se pensar em inovação tecnológica no agronegócio, temos que ser uma referência, o primeiro local que vem à cabeça”, completou.
Para saber mais sobre o Vale do Piracicaba/AgTech Valley e ter acesso ao selo da campanha acesse www.valedopiracicaba.org.