Portal do Município de Piracicaba

Prefeitura de Piracicaba amplia ações do Agosto Dourado com entrega de bolsas térmicas e almofadas de amamentação

Ação inédita no município garante às mães armazenamento adequado para leite ordenhado

Por Comunicação Social / Publicado em 26/08/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lança uma ação inédita no município na programação do Agosto Dourado – campanha de incentivo ao aleitamento materno. A partir deste mês, mães que estão retornando ao trabalho após o parto e desejam manter o aleitamento, poderão solicitar bolsas térmicas para transporte seguro do leite ordenhado. Além disso, almofadas de amamentação estarão disponíveis nas unidades de saúde, oferecendo mais conforto às mães durante o atendimento.

A imagem mostra um kit para amamentação, composto por uma almofada de amamentação e uma bolsa térmica. A almofada de amamentação é grande e em formato de "C", com uma cor azul clara e uma capa plástica transparente. Ela parece ser macia e confortável, ideal para apoiar o bebê durante a amamentação. Ao lado da almofada, há uma bolsa térmica azul escura, com o interior forrado com material isolante prateado. A bolsa está aberta, revelando quatro potes de armazenamento transparentes com tampas brancas e um objeto azul, que ajuda a manter a temperatura da bolsa térmica. Na parte frontal da bolsa, há uma etiqueta com as inscrições "PROGRAMA MUNICIPAL DE ALEITAMENTO MATERNO E ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR", "SECRETARIA DE SAÚDE" e "PIRACICABA", indicando que o kit faz parte de uma iniciativa de saúde pública da cidade de Piracicaba.
Almofada de amamentação e bolsa térmica usadas como estímulo para o prolongamento do período de amamentação

Segundo a enfermeira Denise Fornazari, responsável pelo Programa de Aleitamento Materno da Secretaria de Saúde, a medida busca garantir o prolongamento do período de amamentação.

“Essas bolsas térmicas vão possibilitar à mãe levar o leite para o local que o bebê vai ficar – seja na creche ou com um cuidador – quando acontecer a volta ao trabalho”, explica.

As interessadas devem entrar em contato com o Programa de Aleitamento Materno pelo telefone (19) 3434-4566 para receber orientações e solicitar a bolsa térmica.

RECONHECIMENTO ESTADUAL – As ações de incentivo ao aleitamento materno desenvolvidas pela Secretaria da Saúde em Piracicaba têm ganhado destaque fora da cidade. No próximo dia 28 de agosto, Denise Fornazari apresentará a palestra Da Construção à Ação: Experiências e Prática no Município de Piracicaba em evento organizado pelo Instituto Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que celebra o Agosto Dourado.

“Ficamos muito felizes com o convite, que reconhece o trabalho de Piracicaba e nos permite compartilhar experiências exitosas com outros municípios”, afirma Denise.

A mulher sorri para a câmera enquanto segura uma bolsa azul escura com alças. A bolsa tem um zíper branco e uma etiqueta retangular verde com texto amarelo e branco. O texto na etiqueta diz "PROGRAMA MUNICIPAL DE ALEITAMENTO MATERNO E ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR" e também inclui um pequeno logotipo. A mulher está usando uma camiseta verde oliva com um grande símbolo branco de Wi-Fi no centro. O fundo é uma parede de cor clara com alguns equipamentos médicos à esquerda.
Enfermeira Denise Fornazari vai falar sobre experiências bem sucedidas em Piracicaba em evento da Secretaria Estadual de Saúde

Entre os resultados que serão apresentados estão a implementação do Programa de Aleitamento Materno, estímulo à amamentação até os dois anos de idade, criação de fluxos e planos de amamentação, monitoramento contínuo e articulação das famílias com as unidades de Atenção Básica.

SEMANA MUNICIPAL – De De 1º a 7 de agosto, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e de instituições parceiras, realizou a 9ª Semana Municipal de Aleitamento Materno, com o tema Priorizemos a Amamentação: Construindo Sistemas de Apoio Sustentáveis.

A programação contou com palestras, rodas de conversa, capacitações na rede municipal de saúde, além de eventos abertos ao público, como o tradicional Mamaço, no Engenho Central, e a 2ª Caminhada Dourada. As atividades reuniram profissionais, famílias, estudantes e gestores, reforçando a importância da amamentação para a saúde da criança, da mulher e do planeta.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.