Prefeitura de Americana implantará sistema similar ao 156
A Prefeitura de Americana terá um sistema de atendimento à população similar ao SIP 156 (Serviço de Informação à População), da Prefeitura de Piracicaba. A decisão foi tomada pelos coordenadores do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) daquele município, após conhecerem métodos de vários municípios. O 156 foi escolhido pela eficiência do sistema e rapidez no atendimento às solicitações. Na tarde de hoje (18) analistas do sistema de informática da Prefeitura de Americana voltaram a visitar a Prefeitura de Piracicaba, para solicitar uma "consultoria" aos técnicos do Centro de Informática, para conhecer o funcionamento de toda metodologia. A intenção é implantar o novo sistema até o final do ano. Para Eduardo César Samogim Spilla, diretor da Unidade de Serviços Gerais da Prefeitura de Americana, o fato do 156 ser automatizado, permitindo a visualização das solicitações e o contribuinte poder acompanhá-las passo a passo, foi um dos fatores que chamou atenção para que o mesmo modelo seja implantado em Americana. “Nestes contatos com o Flávio Furlan, aprendemos muitas coisas e gradativamente colocaremos em prática”. De acordo com Flávio Furlan, diretor do 156, estes encontros servem para demonstrar o nível de excelência atingido pelo sistema que é referência a outros municípios. O software do 156, foi desenvolvido pelo Centro de Informática da Prefeitura de Piracicaba. Furlan explicou que o atual sistema não utiliza papel, o que agiliza o atendimento e gera economia. “Antes da implantação deste sistema, o pedido era feito em um papel impresso e encaminhado à secretaria responsável. Hoje, as secretarias e autarquias, até mesmo as externas, podem acessar o sistema on-line, e ter acesso às solicitações no momento em que o cidadão está recebendoo número do protocolo de seu pedido”, fala. Outra importante ferramenta do sistema, segundo Furlan, é o controle de correspondências aos usuários que não possuem endereços eletrônicos. “A vantagem é que o sistema informa quando não é possível realizar a entrega via correio, pois há algumas regiões da cidade que não recebem este serviço. Deste modo evitamos o desperdício de tempo e do dinheiro público em papel, impressão, envelope e postagens”, fala Furlan. Furlan explica ainda, que os usuários do sistema 156 que cadastrarem seu endereço eletrônico (e-mail) poderão acompanhar a tramitação de sua solicitação por meio de informativos disparados pelo sistema toda vez que seu pedido for tramitado. O diretor do 156 aproveitou o encontro para informar aos analistas da Prefeitura de Americana sobre as inovações do sistema, como o link 156- Fale comigo, no site da Prefeitura WWW.piracicaba.sp.gov.br, que disponibiliza à população a opção de registrar e consultar os pedidos via web a qualquer hora do dia, inclusive nos finais de semana e feriado, 24 horas. Furlan ressalta que através dessa nova ferramenta, os usuários poderão acompanhar todo o processo com mais agilidade e o sistema enviará por e-mail a tramitação da sua solicitação e receberá uma cópia do registro e o número do protocolo. “Antes mesmo da divulgação do novo serviço, foram registradas 15 solicitações”. Outra inovação do SIP em parceria com o CI da Prefeitura apontada por Furlan é a manutenção do sigilo das solicitações, quando o contribuinte não deseja que o nome dele apareça por diversos motivos. Através dessa nova ferramenta, ele se identifica, mas seu nome é substituído por um número e a informação fica guardada em um arquivo restrito. “É mais um benefício oferecido pela Prefeitura, sem a necessidade de investimento e adaptações, agregando facilidade e oferta de novos serviços”. Para aquelas pessoas que não têm acesso à Internet, o SIP-156 funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h por meio do telefone 156 ou pessoalmente, das 8h30 às 16h30 no andar térreo do Centro Cívico (Rua Capitão Correa Barbosa, 2233). Os contatos também podem ser feitos pelo e-mail sip@piracicaba.sp.gov.br. O serviço conta com atendentes concentrados em ramais disponíveis, registrando e encaminhando on-line às secretarias ou setores competentes. Durante a ligação, um número de protocolo é passado ao munícipe para que ele acompanhe o trâmite da solicitação. Não são aceitas ligações anônimas. As ligações são sigilosas.
