Portal do Município de Piracicaba

Prefeitura dá início aos serviços de fresagem na avenida Raposo Tavares, que receberá novo pavimento

Ação faz parte do cronograma de manutenção viária e antecede a aplicação de nova camada asfáltica

Por CCS / Publicado em 09/10/2025
Tempo de leitura: 2 minutos.

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, iniciou o serviço de fresagem na avenida Raposo Tavares, uma das principais vias da cidade. A ação marca o início da preparação do pavimento para receber a nova camada de asfalto.

A imagem mostra uma rua em processo de pavimentação ou recapeamento, com maquinário pesado em operação. * No primeiro plano, a rua está em mau estado, com buracos e marcas de desgaste visíveis. Há alguns cones laranja espalhados pela via, provavelmente para sinalizar a área de trabalho e desviar o tráfego. * À esquerda, um caminhão de grande porte, possivelmente com a marca "CICAT" visível, está parado e parece estar descarregando material. Ao lado dele, uma máquina compacta amarela, com um operador dentro, está em operação, levantando poeira. * Mais adiante, uma máquina maior, possivelmente um fresadora, está em ação, removendo o asfalto antigo. Há trabalhadores próximos às máquinas, um deles vestindo um colete laranja de segurança. * Um carro branco está passando pela área de obras, seguindo em frente na rua. * O céu está nublado, indicando um dia com pouca luz solar. A vegetação, com árvores frondosas, emoldura a cena, contrastando com o ambiente de construção.
Prefeitura dá início aos serviços de fresagem na avenida Raposo Tavares, que receberá novo pavimento

Segundo a Secretaria, a fresagem é uma etapa fundamental para corrigir imperfeições e nivelar a pista antes da aplicação da massa asfáltica. Após a conclusão dessa fase, a avenida receberá o recapeamento completo, ampliando a durabilidade do pavimento e o conforto de motoristas e pedestres. As obras estão sendo executadas de forma planejada para minimizar impactos no tráfego e fazem parte do cronograma contínuo de melhorias da infraestrutura urbana de Piracicaba.

Paralelamente, outra equipe atua com aplicação de massa na rua Dr. Lula, no bairro Castelinho.

A Prefeitura reforça a necessidade de que moradores e visitantes evitem deixar seus veículos estacionados nas vias durante as obras, de forma a não interromper o andamento dos serviços de recape e não ocasionar em “recortes” no asfalto.

As intervenções fazem parte do plano de melhorias na malha viária, com foco em segurança e fluidez do trânsito. A programação pode ser alterada a qualquer momento e as obras podem ocasionar desvios e bloqueios para o trânsito.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.