A Prefeitura de Piracicaba assinou contrato para serviços de recuperação pontual de pavimento na cidade. Os trabalhos contemplam restauração de pontos com afundamento de solo, conhecidos como borrachudos, principalmente em locais onde há grande circulação de veículos e de veículos pesados, como em paradas de ônibus, por exemplo. Os locais serão definidos e acompanhados pelas secretarias municipais de Obras (Semob) e Trânsito e Transportes (Semuttran), conforme necessidade de melhoria e também por meio de solicitações via 156.

Exemplo de borrachudo em asfalto na avenida Jaime Pereira: risco, principlamente, para motociclistas

A vigência do contrato é de um ano e prevê a recuperação de cerca de 10 mil metros quadrados de vias. O investimento municipal é de R$ 1 milhão e a empresa responsável pela realização dos serviços é a Pontuali Construtora e Engenharia Eireli.

De acordo com o secretário de Obras, Vlamir Schiavuzzo, o contrato será destinado a recuperação pontual de pavimento asfáltico. “São locais como paradas de ônibus que recebem fluxo mais pesado. Há situações em que o nível de deterioração é elevado e o serviço de tapa-buraco não consegue atender satisfatoriamente a reparação”, explicou.

Conforme o secretário, os locais contemplados serão aqueles que sofrem por desgaste pela combinação carga elevada + repetição, que favorece o surgimento de buracos e os popularmente chamados “borrachudos”, que tratam-se do comprometimento da base do pavimento no estágio plástico, formando deformações acentuadas (calombos), que não retornam mais ao estágio inicial.

“Estas deformações no pavimento também podem ocasionar acidentes, principalmente com motocicletas. Este é um primeiro contrato realizado pela Semuttran com verbas oriundas das multas de trânsito para este tipo de serviço. Outros investimentos estão sendo realizados com verba do Fundo Municipal de Manutenção do Trânsito. Destacamos as 20 pequenas intervenções já em execução. São ações relacionadas à busca da diminuição de acidentes no trânsito”, explica o secretário de Trânsito e Transportes, Jorge Akira.

A contratação desse reparo contempla a remoção da camada danificada, execução dos reforços necessários, complementação da base com pedras ou a substituição total do material, desde as camadas mais inferiores, combinado com adequada compactação destas camadas, para posterior acabamento com a nova camada asfáltica.