A Prefeitura de Piracicaba abriu licitação para a contratação e instalação de iluminação pública com luminária tipo LED em oito avenidas da cidade: Independência, trecho da Pádua Dias, Centenário, Armando Dedini, Limeira, trecho da Conde do Pinhal, Monsenhor Martinho Salgot e Renato Wagner. O investimento previsto é de R$ 2,7 milhões.
O pacote tem como objetivo a modernização com eficiência energética da iluminação pública dessas avenidas, aumentando a capacidade do fator de iluminância, vida útil, menor manutenção e economia dos cofres públicos, já que a iluminação LED tem consumo menor de energia.
Serão 638 unidades de pontos de luz com luminárias Led, 612 unidades de pontos de luz com luminárias Led de linha pública (vias) e 26 pontos de luz com luminárias Led de linha decorativa (jardim). O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Obras.
O prefeito Gabriel Ferrato explicou que o projeto consiste basicamente na substituição do atual sistema de iluminação pública destas avenidas que são tecnologia a vapor de sódio (luz amarela) para um novo sistema de tecnologia a Led (luz branca).
Como destacou Gabriel, as luminárias de tecnologia Led permitem iluminar mais com menos potência elétrica, pois 100% da luz emitida é direcionada ao plano que se deseja iluminar, diferentemente das luminárias convencionais a vapor de sódio que em média apenas 70% da luz emitida pela lâmpada é direcionada ao plano que se deseja iluminar. “Trata-se de um projeto inovador e “ousado”, que tem como objetivo principal a eficiência energética agregada ao embelezamento urbano e ao conforto visual que a luz branca propicia. A eficiência energética deverá representar uma redução de no mínimo 42% de consumo de energia elétrica por ponto de iluminação de vapor de sódio substituído por Led.”
Outro ganho, destacou Gabriel, agregado com a eficiência energética da troca da iluminação convencional a vapor de sódio por Led será o ganho luminotécnico, com o aumento dos níveis de iluminância média e de uniformidade, extraindo-se o melhor desta fonte de luz sem gerar luz intrusiva ou poluição luminosa. “Ganharemos um maior embelezamento destas avenidas no período diurno, pois as luminárias Leds são mais modernas e compactas, e ganharemos também uma maior valorização no período noturno devido ao maior conforto visual que a luz branca oferece a nossa visão, pois “enxergaremos com melhor definição as cores dos objetos”.
As novas luminárias Leds das avenidas serão de linha de fabricação denominadas de pública, e serão instaladas nos postes da CPFL em substituição as atuais luminárias convencionais de vapor de sódio. As novas luminárias Leds também terão um modelo de braço de sustentação um pouco diferenciado do atual padrão da CPFL. Nesta situação serão um total de 536 luminárias Leds de linha pública.
LOCAIS CONTEMPLADOS
– Avenida Independência – toda a sua extensão. Iniciara no entroncamento com a Rua Governador Pedro de Toledo até o entroncamento com a rotatória da Avenida Pádua Dias.
– Trecho da Avenida Pádua Dias – entre a rotatória da Avenida Independência até o entroncamento com a Avenida Carlos Botelho.
– Avenida Centenário – por toda a sua extensão, entre a avenida Carlos Botelho até a avenida Armando Dedini.
– Avenida Armando Dedini – por toda a sua extensão, entre a avenida Centenário e a Avenida Limeira.
– Avenida Limeira – por toda a sua extensão. Terá também a instalação de iluminação ornamental decorativa no canteiro central da Avenida Limeira, onde existem os caminhos de passagem de pedestres, em ao frente ao Shopping.
– Trecho da Avenida Conde do Pinhal – será realizada entre a avenida Água Santa e avenida Primeiro de Agosto.
– Avenida Monsenhor Martinho Salgot – toda a sua extensão.
– Avenida Renato Wagner – toda a sua extensão, A iluminação será ornamental com postes metálicos.