Prefeitura contrata empresa para intervenções na pedreira do Bongue
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Obras e Zeladoria (Semozel), firmou contrato emergencial para novas intervenções na pedreira do Bongue; o documento foi publicado hoje, 15/02, no Diário Oficial do Município. A Desmonther Desmonte e Demolição Ltda., empresa especializada, foi contratada para realizar serviços de deslocamento, tombamento e desmonte de rochas, com uso de bate choco na pedreira. Os serviços devem ser iniciados em breve.
Empresa especializada foi contratada para realizar serviços de deslocamento, tombamento e desmonte de rochas, com uso de bate choco na pedreira
O valor total do contrato é de R$ 278.385, com prazo de 30 dias para execução do serviço. Ao todo, nove blocos devem ser derrubados; a ação é necessária porque as rochas se encontram em situação de risco.
Após a conclusão das obras, será feita uma nova análise da pedreira para, assim, liberar o trânsito com segurança na avenida Jaime Pereira, que está interditada totalmente, de forma preventiva, desde 27/12/2022 (leia abaixo o esquema de rotas alternativas para o trânsito).
Até o momento, foram executados os cortes de 40 árvores no topo da pedreira, que já davam indícios de que poderiam cair a qualquer momento, além de 700 podas nas leucenas que ficam na avenida Jaime Pereira; no local já existe uma tela de contenção, mas a ideia é ampliar a altura dessa cerca para seis metros, como medida de proteção à avenida.
Até o momento, foram executados os cortes de 40 árvores no topo da pedreira, que já davam indícios de que poderiam cair a qualquer momento
Outra intervenção a ser feita é drenagem na rua Aracaju, no bairro Jupiá, para evitar que a água das chuvas transcorra por entre a pedreira, o que pode resultar no desprendimento de rochas. A drenagem consiste no manejo das águas de chuvas de forma que sejam escoadas para galerias pluviais.
ROTAS ALTERNATIVAS – A avenida Jaime Pereira seguirá interditada até que as obras sejam concluídas. Para os motoristas que utilizam este trajeto, a Semuttran orienta as seguintes rotas alternativas: Opção 1 (desvio dos condutores dos bairros adjacentes) Sentido bairro-centro: rua dos Dourados, rua das Piracanjubas, rua dos Lambaris, rua dos Mandis, rua Angelino Stella (Jupiá), avenida dos Marins, avenida Jaime Pereira Sentido centro-bairro: avenida dos Marins, rua Angelino Stella, rua dos Mandis, rua dos Dourados (Jupiá), avenida Jaime Pereira Opção 2 (desvio dos condutores da região Norte) Sentido bairro-centro: seguir pela SP-304 ou avenida Cristóvão Colombo até a avenida 1° de Agosto. Sentido centro-bairro: avenida Dr. Paulo de Moraes, avenida Presidente Kennedy, rua Dom João Bosco, avenida Dona Lídia, avenida Rui Barbosa, avenida 1° de Agosto, SP-304.
