A Secretaria Municipal de Saúde iniciou o processo de contratação de 51 profissionais em regime estatutário e CLT para atuarem na rede municipal: cinco enfermeiros nível superior; dois médicos do trabalho, um para a secretaria de Administração; dois médicos especialistas em clínica-geral, três ortopedistas para o COT – Centro de Ortopedia e Traumatologia, oito pediatras plantonistas e outros sete plantonistas na especialidade de clínica-geral, que deverão constituir o quadro de plantonistas para atender emergências nos quatro Prontos-Socorros Municipais. Os outros nove médicos generalistas, cinco enfermeiros, 10 auxiliares de enfermagem e 30 agentes comunitários deverão compor o quadro funcional das cinco novas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), que estão sendo implantadas pela administração municipal.
Os profissionais que estão sendo convocados foram aprovados no último concurso público de outubro. Segundo o Coordenador de Recursos Humanos da Saúde, Antonio Carlos Gonçalves Alves, estes profissionais deverão cobrir contratações emergenciais sem possibilidade de renovação e demissões de funcionários concursados. “As convocações tiveram início neste mês e a expectativa é de que os 51 funcionários estejam trabalhando ainda na primeira quinzena de janeiro”, informou.
A Prefeitura ainda não concluiu a contabilização do impacto financeiro que as contratações irão representar, mas de acordo com o secretário de Saúde, Fernando Cárdenas, as contratações são necessárias para que as equipes do Programa Saúde Família e para que as demais unidades de saúde fiquem completas, garantindo o atendimento necessário à população.
PSF atinge 108 mil pessoas
A partir de janeiro de 2007 a população piracicabana passará a contar com mais cinco equipes de PSF , que irão atuar nas comunidades Vila Industrial, na região do bairro Santa Teresinha, Parque Primeiro de Maio, bairros São José e Jaraguá e distrito de Tupi. No bairro Jaraguá e distrito de Tupi, as UBS (Unidade Básica da Saúde) serão transformadas em PSF. As cinco novas unidades totalizarão 30 PSF na cidade, que deverão atender pelo menos 108 mil pessoas.
A previsão é de que os novos profissionais realizem em breve o curso Introdutório e ainda na primeira quinzena de janeiro estejam realizando o cadastramento e territorialização das equipes.
As informações são da Coordenadora do Saúde da Família, Fabíola Maria Bergamo Machado, que disse também que somado aos 30 PSF haverá o atendimento das comunidades do Monte Alegre e do Parque São Jorge por meio do Projeto Saúde em Campo da Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 3.600 moradores serão assistidos pela equipe técnica formada um médico generalista, um enfermeiro e um auxiliar de enfermagem, um agente comunitário de saúde no Monte Alegre e dois no Parque São Jorge. “Com a implantação das novas equipes a cobertura do Programa de Saúde da Família atingirá 29,5% da população piracicabana estimada em 366 mil habitantes”, disse.
Atualmente, Piracicaba possui 25 equipes de PSF responsáveis pela atenção em saúde de cerca de 85 mil pessoas, cinco delas foram criadas pela atual administração nas comunidades do Jardim das Flores (região da Vila Cristina), IAA (região de Santa Teresinha), SerraVerde/Água Branca (região dos Jardins Serra Verde/Oriente), Jardim Paineiras (região do bairro São Jorge) e Jardim Astúrias.
A iniciativa faz parte do programa da administração atual que tem como meta implantar 20 equipes de PSF, cinco em cada ano e prevê portanto, a criação de mais cinco equipes no final de 2007 e outras cinco até o final de 2008, totalizando 40 PSF, com uma cobertura de 144 mil pessoas.