A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), realizou nesta semana a revitalização de 13 placas de sinalização turística da cidade, em continuidade ao trabalho que começou ano passado. Desta vez, receberam novos adesivos informativos placas da avenida Beira Rio e do Parque da Rua do Porto João Herrmann Neto. No ano passado, foram revitalizadas 20 placas da região da Rua do Porto e do Parque do Mirante, totalizando, então, 33 placas, com o intuito de facilitar a leitura para os turistas e moradores da cidade que frequentam os locais. Além disso, em 2023 foram implantadas 16 placas no Engenho Central.

dois homens, de camiseta vermelha e calça, trocando adesivos de placas embaixo de ponte
Novos adesivos informativos nas placas contribuem, principalmente, para orientar turistas que visitam a cidade

Entre os tipos de placas substituídas estão a de rota de pedestres, indicando locais que podem ser visitados em caminho feito a pé; de mapas, de Piracicaba Era Assim, que contém histórico e fotos antigas do local, e de avisos sobre a proibição de comércio ambulante itinerante na orla do rio Piracicaba.

“Com o passar do tempo, devido à exposição ao sol, chuva e vento, as placas sofrem alterações, prejudicando a legibilidade das informações, já que as imagens e as letras acabam ficando sem nitidez. Além disso, infelizmente, vemos muitas placas com sinais de vandalismo, como pichações e riscos, o que também interfere na leitura. Por isso, fazemos a substituição dos adesivos, para que quem quiser possa compreender melhor a localização dos nossos atrativos”, falou a diretoria municipal de Turismo, Alessandra Freire.

dois homens trocando adesivos de placas embaixo de árvore
Revitalização de placas aconteceu nesta semana na avenida Beira Rio

Ela relembrou que, no ano passado, as placas revitalizadas em meados de fevereiro já estavam vandalizadas, com pichações, em menos de dois meses depois. “As pessoas precisam se conscientizar de que esses atos desvalorizam o espaço, causam dano ao patrimônio público e prejuízo aos cofres públicos. São os próprios cidadãos que pagam as revitalizações. As placas não são da Prefeitura, são da população, por isso é importante zelar e cuidar”, afirmou.

Atos de vandalismo são enquadrados como crime e a pena é detenção de seis meses a três anos, além de multa, conforme o inciso III do artigo 163 do Código Penal, que dispõe sobre essa prática “contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista (redação dada pela Lei nº 5.346). As denúncias de atos de vandalismo podem ser feitas pelo telefone 153, da Guarda Civil.