A Prefeitura de Piracicaba construirá neste ano, dentro do complexo do Barão de Serra Negra, piscina adaptada para portadores de necessidades especiais. A construção já está garantida há 20 dias, devido à liberação de verba do governo estadual, no valor de R$187mil, com contrapartida de 20% da Prefeitura. A licitação está prevista para ser iniciada após o carnaval.A piscina, que atenderá inicialmente cerca de 300 pessoas que participam do projeto Clarear, da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, será aquecida e terá 12,25 por 12,80 metros, com profundidade variável de 0,70 cm até 1,70m. O projeto todo inclui, desde a entrada do complexo aquático, vestiários masculino e feminino e piscina.A piscina terá pisos sensitivos para deficientes visuais, piso antiderrapante, entrada para cadeirantes e não cadeirantes com barra de apoio, entrada para deficientes visuais e outras necessidades especiais, azulejo antiderrapante e barra de apoio em todo o entorno da piscina, que permitirá que a pessoa tenha onde se segurar quando estiver dentro da água.Além da piscina, serão construídos vestiários, totalmente adaptados, que contarão com macas e bancos de concreto.Para o engenheiro responsável pela elaboração do projeto, Mário A. Aguiar Jordão, a execução desta piscina é um ganho para cidade, porque há poucos projetos tão modernos que atendam este segmento da sociedade. “Acredito que no Estado de São Paulo não tenha nada igual”.Para o secretário Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Pedro Mello, a realização desta obra reflete a preocupação desta administração na inclusão de todas as pessoas que moram em Piracicaba. “É mais uma obra, uma ação da administração, que tem o intuito de incluir os portadores de necessidades especiais, é inclusão social”.Além do fator inclusivo, Mello lembra que o deficiente precisa de atividades físicas para melhoria de sua patologia motora e que ter uma piscina como esta, projetada para o uso deste público específico é um salto grande de qualidade de vida.