O trânsito da Vila Rezende ganhará mais uma importante melhoria viária. A proposta é a construção do segundo viaduto interligando a avenida 1.º de Agosto com a Avenida Limeira. O anúncio aconteceu hoje (09) durante visita ao local do prefeito Barjas Negri, secretários, vereadores, lideranças e moradores. A obra eliminará o entrocamento entre as avenidas Santo Estevão e Mario Dedini com a avenida Rui Barbosa, colocando fim aos congestionamentos no local.

Parte do Plano de Mobilidade Viária, o investimento, como explicou o prefeito Barjas Negri, será de R$ 6 milhões e sua execução ocorrerá em etapas. A primeira é a construção do viaduto de 136 metros de extensão por 8,5 m de largura, saindo da avenida 1.º de Agosto, passando ao lado do viaduto existente e terminando na avenida Limeira, próximo ao ex-prédio administrativo da Dedini. O custo está estimado em R$ 3 milhões. Barjas autorizou a abertura do processo licitatório desta 1.ª etapa.

Os técnicos da Secretaria de Trânsito (Semuttran) consideram o local saturado. É grande o fluxo de veículos que entram na cidade pela SP-304 e avenida Rio Claro e também dos que utilizam a avenida 1.º de Agosto como saída para acessar rodovias que cruzam a cidade. Levantamento da Semuttran aponta tráfego de 45 mil veículos/dia, com pico de 6 mil. Com a construção deste novo viaduto, quem transita sentido Santa Terezinha-Vila Rezende-Centro e quer acessar as rodovias regionais, não terá mais que fazer o contorno pelas avenidas Santo Estevão, Mario Dedini e Rui Barbosa.

Estes motoristas, como explicou o secretário de Trânsito, Paulo Prates, vão acessar diretamente a avenida Limeira sentido às rodovias Piracicaba-Rio Claro (SP-127), Piracicaba-Limeira (SP-147) e Piracicaba-Campinas (SP-304). Hoje, eles são obrigados a fazer a conversão parando na avenida Rui Barbosa. Isso gera problemas, principalmente devido aos longos caminhões que, ao pararem nas avenidas Santo Estevão e Mario Dedini, “travam o fluxo” para os outros veículos.

Barjas Negri salientou que este novo viaduto vai eliminar mais este cruzamento, responsável pelos congestionamentos, dará maior fluídez ao tráfego de veículos e beneficiará centenas de pessoas diariamente. Sobre prazos, o prefeito afirmou que autorizou a licitação da primeira etapa. “Esta é uma intervenção para quase 18 meses. Somente a execução da construção do viaduto o prazo está estimada em 10 meses”, disse.

O secretário de Obras, Arthur Ribeiro, enfatizou que a proposta da Prefeitura, a partir de projeto da Semuttran, é garantir fluídez aos veículos e segurança aos pedestres. “Esta é uma região de grandes, médias e pequenas empresas, com milhares de trabalhadores. Ao intervir no trânsito, sempre observamos a segurança de todos que passam pelo local”.

1.º VIADUTO – AV. RIO CLARO

Desde o ano passado, a Prefeitura está construindo viaduto (85 m) no cruzamento das avenidas Rio Claro e 1.º de Agosto. Depois de pronto, ele fará a ligação direta da Rodovia SP-304 (Piracicaba/São Pedro) com a Av. Rio Claro, eliminando o cruzamento neste local que provoca constantes congestionamentos devido ao fluxo de 58 mil veículos/dia, com pico, entre as 17 e 18 horas, de 6 a 8 mil.

OUTRAS AÇÕES

Dentro do Plano de Mobilidade Viária, a Prefeitura já fez duas intervenções viárias neste trecho da Vila Rezende. A primeira foi a construção de rotatória no cruzamento da avenida Brasília e a SP-304, eliminando consideravelmente o congestionamento de veículos. A outra foi a extensão do acesso da Rodovia SP-304 no cruzamento da avenida 1.º de Agosto. Essa proposta foi de reduzir parcialmente o congestionamento quando os longos caminhões param na avenida 1.º de Agosto para acessar a avenida Rio Claro.