Portal do Município de Piracicaba

Prefeitura conclui vistoria em pontes e viadutos

Por Comunicação Social / Publicado em 15/06/2022
Tempo de leitura: 4 minutos.

Inspeção do viaduto na Av. Dr. Paulo de Moraes

A Prefeitura concluiu vistoria em pontes e viadutos do município nesta semana. A ação foi realizada pela empresa Gepec Engenharia e vai resultar em laudos técnicos e estruturais para nortear os serviços de recuperação e manutenção necessários. De 24/05 até 14/06, foram vistoriadas as pontes Mirante (Irmãos Rebouças), Morato, Caixão, José Antonio de Souza (Zé do Prato – Ponte do Shopping), ponte de ferro de Artemis, ponte de Santa Terezinha e a ponte do antigo anel viário, que liga o bairro Monte Alegre à rodovia Laércio Corte, além dos viadutos nas avenidas Dr. Paulo de Moraes (sobre a avenida 31 de Março) e Luciano Guidotti (próximo à Coplacana). A empresa tem 30 dias para apresentar os laudos.

Os engenheiros Marcos Sartori e Lucas Barreira fazem a documentação do viaduto próximo à Coplacana

O diretor da Gepec, Marcos Sartori, antecipou que foram encontradas várias anomalias nas estruturas vistoriadas que necessitam de obras de reparo e recuperação pontuais, porém nada em caráter emergencial. Durante esse período foram inspecionadas peças estruturais, como pilares vigas, muros de arrimo, tabuleiros e juntas de dilatação e tubulações.

Ponte de Santa terezinha

O secretário de Obras, Paulo Sérgio Ferreira da Silva, informou que as prioridades serão estabelecidas conforme cada patologia existente nas pontes e viadutos. "Importante destacar que essa vistoria era uma das nossas prioridades de governo. Um trabalho inédito de prevenção na cidade que se fez necessário para evitar colapsos ou rupturas nestas estruturas" comentou o secretário.

Ponte do Shopping está entre as estruturas fiscalizadas

DRONES – Marcos Sartori disse que a utilização de drones foi essencial para realizar o trabalho de vistoria nas pontes em Piracicaba devido a sua flexibilidade e a qualidade de imagens registradas em 4k. A ideia inicial de realizar a inspeção das estruturas por meio de barcos foi abandonada devido à baixa vazão do rio Piracicaba nesta época de estiagem. O trabalho de inspeção dos viadutos foi realizado pelo método convencional de registro e observação.

Ponte Irmãos Rebouças – Mirante

CENTENÁRIA – Uma das pontes vistoriadas foi a ponte de Ferro de Artemis, inaugurada no ano de 1918 e tombada como patrimônio. Construída por iniciativa da Baronesa de Rezende, possui 4 metros de largura por 80 metros de comprimento. Em 1962, com a desativação do ramal ferroviário, passou a ser utilizada para o tráfego de veículos.

Sartori lembrou que a ponte de Artemis, com mais de 100 anos, foi edificada diante de uma outra circunstância de construção. "A tecnologia de materiais mudou nos últimos anos, assim como as concepções de engenharia. Portanto, nada mais natural do que realizar obras de reparo pontuais nestas estruturas centenárias e históricas", destacou sobre a estrutura.

Imagem da ponte de Artemis, captada por drone

Ponte próxima ao antigo anel viário de Limeira


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.