Na tarde desta quarta-feira, 18/05, a Prefeitura de Piracicaba, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e Obras (Semob), concluiu a obra de reforma da cobertura da Unidade de Pronto Atendimento Dr. Fortunato Losso Netto, a UPA Piracicamirim. A intervenção foi entregue antes do prazo estipulado, que era 21/05. Esta ação é uma antiga reivindicação da população, já que o espaço não recebe intervenção adequada há cerca de dez anos.
"É uma intervenção importante para melhorar o atendimento na unidade. Paralelo a isso, estamos tramitando novas obras na unidade. Começamos por essa ação urgente na cobertura e, em breve, vamos abrir nova licitação para reforma completa da unidade", explica Filemon Silvano, secretário de Saúde.
Engenheiros da Semob e da empresa responsável pela obra fazem a verificação final para entrega da reforma
A reforma total da cobertura da UPA Piracicamirim é uma ação da SMS e Semob, com investimento de R$ 266.359,83, sendo a obra executada pela empresa Carrone & Carrone LTDA. O projeto contemplou a substituição de todas as telhas que eram de fibrocimento por telhas metálicas em alumínio com pintura da face superior branca – que ajuda na diminuição da temperatura –; substituição e manutenção de calhas, rufos e pingadeiras; e redirecionamento da tubulação do telhado – reduzindo a quantidade de água despejada na área de luz do prédio ampliado –, direcionando para área externa, minimizando, assim, problemas de alagamento dentro da UPA em dias de fortes chuvas.
Além da reforma da cobertura, foram concluídas recentemente as obras internas nas quais o setor de manutenção e obras da Secretaria de Saúde realizou pequenas intervenções de alvenaria, remoção de infiltrações e mofo, além de pintura interna de toda unidade. Com a conclusão das obras da cobertura, a parte externa da unidade também receberá nova pintura nos próximos dias.
Reforma da Cobertura da UPA Piracicamirim é demanda antiga da população
Atualmente, a UPA Piracicamirim realiza atendimento de urgência e emergência e tem disponíveis 35 leitos de observação (24h), sendo 11 femininos, dez masculinos, 11 de pediatria e três de emergência (SE). Além disso, a unidade ainda tem sete leitos para atendimento para pacientes com síndrome respiratória (Covid-19).