A Prefeitura concluiu a obras de recuperação parcial do madeiramento da cobertura da Estação de Ferro Sorocabana, na praça João Alfredo, no distrito de Ártemis. O prédio, datado de 1887, é tombado pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba) e abriga reuniões do Cras Volante, serviço da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) e é sede da Amada (Associação de Moradores do Distrito de Ártemis).

Estação de Ferro Sorocabana, na praça João Alfredo, em Ártemis foi construída em 1887 e é tombada pelo Codepac

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Obras (Semob) foram feitas substituições de estruturas deterioradas, de paredes danificadas e retelhamento. As novas peças de madeira foram pintadas para proteção. Parte da estrutura havia sido danificada após um acidente com um caminhão e outra parte do madeiramento sofreu com a ação do tempo.

As peças substituídas são caibros, tesouras e pilares. Os caibros foram feitos com os mesmos desenhos para acompanhar os já existentes. Algumas da peças da Estação, da época da construção, há 132 anos, talhadas a machado, estão bem preservadas. O secretário de Obras, Vlamir Schiavuzzo, ressaltou a importância do prédio para a memória histórica e arquitetônica de Piracicaba. “O prédio é antigo, mas está em boas condições e as obras de manutenção garantem que ele permaneça assim”, disse.

HISTÓRICO – O prédio da Estação de Ferro Sorocabana, em Ártemis, tem estilo arquitetônico eclético. Chamado de ramal de João Alfredo, em homenagem ao senador João Alfredo Corrêa de Oliveira, autor do projeto da Lei Áurea, foi construído para ligar a Estação de Ferro Ituana à navegação fluvial recém-adquirida em 1886, na estação-porto de João Alfredo, que em 1945, passou a se chamar Ártemis.

Na beira do rio Piracicaba existia outro prédio, que servia para o embarque de cargas e passageiros nos barcos da navegação fluvial como ponto inicial da navegação no rio Piracicaba, feita pela Ituana no fim do século 19. A Estação de Porto João Alfredo foi inaugurada em 1887 como ponta de um ramal que saía de um ponto logo após a estação de Piracicaba.

Por conta da beleza do local e da viabilidade de acesso, passou a servir como ponto de passeio para o povo piracicabano. A E.F. Ituana foi incorporada à E.F. Sorocabana em 1892, com a formação da Cia. União Sorocabana e Ytuana (CUSY), que passou a se denominar Sorocabana Railway, em 1907, e Estrada de Ferro Sorocabana, em 1919. Em 1948 o prédio da Estação de Ártemis passou por uma reforma que lhe suprimiu o segundo pavimento central. Na década de 1950 a navegação fluvial foi encerrada e o ramal foi retirado.

As informações são da publicação do Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), Piracicaba em Traços e Cores Atuais, com organização e texto do arquiteto e diretor do Departamento de Patrimônio Histórico, Marcelo Cachioni.