A Prefeitura conclui na próxima semana, a segunda etapa da instalação de novas placas de nomenclatura de ruas da cidade. Esta etapa contemplou a região dos bairros Cecap, Eldorado, Pompéia, Alvorada e Água Branca, com a colocação de 695 placas em 29 bairros, abrangendo 333 ruas.
A iniciativa faz parte de um projeto amplo e detalhado desenvolvido pelo Ipplap-Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba que prevê a instalação de cerca de 3.300 novas placas de denominação de ruas. A última vez em que houve troca em série desse tipo de sinalização em Piracicaba foi em 1998, processo que foi finalizado apenas em 2003.
As novas placas foram projetadas com objetivo de oferecer melhor visualização dos nomes das ruas e foram confeccionadas no tamanho de 30×60 centímetros, com as cores azul anil (nas bordas superiores e inferiores) e azul marinho ao centro, em aço galvanizado, com estimativa de vida média de nove anos. Os dois tons são separados por finas listras brancas. Conforme determinação da Lei Municipal 4.682/99, elas trazem o CEP (Código de Endereçamento Postal) e nome do bairro.
A primeira etapa concluída no dia 14 de agosto atendeu 22 bairros da região da Vila Sônia, Parque Piracicaba e Parque Orlanda (I, II e III), com o emplacamento de 268 ruas.
De acordo com a engenheira civil do Ipplap, Nilva Solange Couto, o trabalho concebido para ser executado em cinco etapas pela empresa licitada, entra na terceira etapa a partir do dia 12 de setembro.
Nesta fase serão colocadas 896 placas em 29 bairros existentes na região da Vila Cristina, Itapuã, Monte Líbano, Planalto, Novo Horizonte e São Jorge.
Para a quarta etapa estão previstas a instalação de cerca de 500 placas na região dos bairros de Santa Terezinha, Mario Dedini e Vila Industrial. Outras 500 placas serão colocadas durante a quinta etapa, que contemplará os bairros Paulista, Paulicéia, Jaraguá, Verde e Higienópolis.
A expectativa é de que o trabalho de instalação de novas placas de nomenclatura de ruas da cidade seja concluído até o final deste ano.