Ao todo, 54 luminárias dos tipos globo e de vapor metálico foram retiradaspara instalação dos novos modelos A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Zeladoria (Semozel), concluiu a instalação de 87 luminárias de LED nos três bolsões da Rua do Porto. Além da troca, o número de luminárias também foi ampliado, já que foram retirados 54 equipamentos antigos (33 do tipo globo e 21 de vapor metálico), para instalação dos novos modelos. Agora, os bolsões contam com 33 luminárias a mais. Das 54 luminárias retiradas, foram 54 luminárias 33 do tipo globo e 21 de vapor metálico
O serviço integra o programa de eficiência energética, que já atendeu diversos outros locais na cidade, entre praças, parques, viadutos e ruas. A iluminação por LED é mais moderna e econômica, além de trazer mais segurança por conta de sua luminosidade. O investimento total das instalações na Rua do Porto foi de R$ 44 mil. O investimento total das instalações na Rua do Porto foi de R$ 44 mil (Isabela Borghese)
As luminárias de LED reduzem o consumo de energia elétrica dos locais públicos, uma vez que tem uma tecnologia mais moderna, diminuindo os gastos com manutenção, pois as novas lâmpadas têm vida útil maior. A redução aproximada é de 75% de energia. Além disso, possibilitam o direcionamento da luz, garantindo mais iluminação ao local, em especial à noite. As luminárias de LED reduzem o consumo de energia elétrica em aproximadamente de 75% (Isabela Borghese)
MAIS ILUMINAÇÃO – Além da Rua do Porto, outros locais já receberam iluminação de LED: parque Quilombo Corumbataí, em Santa Terezinha;praça Oswaldo Moreira, no bairro Noiva da Colina; parque do Cecap; praça Takaki, na Paulista; viaduto na avenida Rio Claro, no Areão; ponte do Mirante, no bairro Vila Rezende; pista de caminhada de Santa Olímpia; praça do Terminal Central de Integração; praça da Bíblia, Santa Terezinha; rua Benedito Antônio Jordão, Nova Iguaçu; e ruas Diácono Jair de Oliveira Rifânia, no Santa Rosa.