Serviços contemplaram construção de muro de gabião, com 50 metros de extensão e 4,50 metros de altura

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Zeladoria (Semozel), concluiu as obras de contenção de erosão na margem direita do ribeirão do Enxofre. Os serviços foram executados em trecho do ribeirão na avenida Abel Francisco Pereira, altura do número 120, no Jaraguá.

Os serviços contemplaram construção de muro de gabião, com 50 metros de extensão e 4,50 metros de altura e plantio de grama.

Com investimento de R$ 705 mil, é mais uma ação para conter erosões e melhorar a passagem do ribeirão, que, em épocas de chuva, chega a transbordar em alguns pontos. Por isso a necessidade da construção de muro de gabião, que é uma espécie de muro de pedra ensacada em malha metálica que segura a encosta do curso d’água.

INTERVENÇÕES – O ribeirão do Enxofre tem recebido intervenções constantes, justamente para evitar o transbordamento e consequentes alagamentos. Além desta obra, a Semozel está também construindo muros de gabião na margem esquerda do ribeirão, na avenida Pio Sbrissa, e na margem esquerda, na avenida Pedro Habechian, nos bairros Jardim Planalto e Itapuã, respectivamente.

No ano passado, foi executada obra de recuperação da margem esquerda do ribeirão do Enxofre, na avenida Demóstenes Santos Correa, com construção de muro de gabião na altura do número 118 da via, no bairro Jardim Conceição.

Em 2021, a Prefeitura implantou muro de gabião em trecho de cerca de 50 metros entre as avenidas Abel Francisco Pereira e Pio Sbrissa, no Chácara Nazareth II.