A Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Obras (Semob), finalizou os trabalhos da escada Sírio-Libanesa, localizada entre a Avenida Armando de Salles Oliveira e Viaduto Bráulio Azevedo, no final da Rua Governador Pedro de Toledo. As obras foram executadas pela construtora J.C. Bovi, com investimentos de R$ 33 mil e tiveram duração de 60 dias.

A escada faz parte do complexo em homenagem a Sociedade Sírio-Libanesa, que comporta ainda a Praça Sírio-Libanesa e o Pórtico em homenagem a fundação da Sociedade Beneficente Sírio-Libanesa, idealizado pelo atual diretor-presidente do IPPLAP (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), João Chaddad e inaugurado em 20 de novembro de 2004.

Chaddad informou que a escada tem como objetivo facilitar a travessia dos pedestres, evitando acidentes devido ao grande fluxo de veículos. Futuramente, a administração municipal colocará tela de proteção entre as duas pistas da avenida impedindo a passagem da população. “A escada foi feita para que os usuários do ponto de ônibus localizado junto ao viaduto não atravessem a avenida correndo e o utilize como passarela”, disse.

O Pórtico foi construído em homenagem ao centenário da Sociedade Sírio-Libanesa e simboliza a arte milenar dos árabes e a entrada dos imigrantes sírio-libaneses no município.