A Prefeitura de Piracicaba completou na noite de ontem (15) a substituição de 15 mil lâmpadas de vapor de mercúrio (mais fracas) por vapor de sódio (amarelas). O ato ocorreu na rua Nilo Peçanha, no bairro Jardim Boa Esperança, região de Santa Terezinha e contou com a participação do prefeito Barjas Negri, que simbolicamente iluminou a lâmpada de número 15 mil. A troca amplia em até 100% a luminosidade em ruas e avenidas.

A iniciativa implementada pela administração, desde o ano passado, em parceria com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), propicia principalmente maior segurança aos moradores. Também acompanharam o evento, o secretário de Obras, Paulo Prates, representantes da CPFL, moradores e líderes comunitários. A substituição da lâmpada no Boa Esperança faz parte da quarta etapa, que resultará na troca de 2.500 lâmpadas, beneficiando 24 bairros. Só neste ano, foram trocadas 7.921 lâmpadas de 791 ruas, beneficiando 95 bairros.

O prefeito Barjas Negri ressalta que a troca das lâmpadas significa uma melhoria substancial e representa quase a metade da cidade com iluminação mais moderna e eficiente, incidindo diretamente em maior segurança aos bairros até aqui contemplados com este benefício. Ele informou que para a conclusão desse processo resta a instalação de cerca de mil novas lâmpadas. “Com isso cumpro mais uma etapa, no sentido de trabalhar dentro das limitações da prefeitura, para a cidade se tornar mais segura”.

Barjas Negri disse que por um bom tempo, os bairros que já contam com esse reforço da iluminação, estarão mais protegidos e tranqüiliza os moradores a respeito de qualquer problema com as lâmpadas. “Pela parceria com a CPFL, que busca principalmente valorizar o trabalho preventivo, a população, caso perceba que uma lâmpada esteja queimada, pode ligar para a companhia e solicitar a troca”, reiterou.

Segundo o prefeito, Piracicaba nunca teve tão iluminada quanto agora. Ele observa que a iniciativa faz parte de uma política bem estudada pela sua equipe de governo que detectou a existência de inúmeras lâmpadas precárias, quase metade da cidade. “Com base nessa estatística, em apenas 1 ano e meio, resolvemos quase todo o problema”.

Os bairros beneficiados nesta quarta etapa são: Vila Industrial, IAA, Santa Terezinha, Eldorado, Sol Nascente, Dois Córregos, Chapadão, Nova Piracicaba, Lago Azul, Alvorada, Pompéia, Dois Córregos, Tanquinho, Dois Córregos, Nova Iguaçu; Parque Orlanda, Javari I, Balbo, Parque Água Branca, Ártemis, etc.