Prefeitura celebra Dia do Agricultor com café da manhã e roda de conversa
Produtores rurais conheceram iniciativas para fortalecer o setor e trocaram experiências
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, promoveu na manhã desta segunda-feira, 28/07, um café da manhã especial para celebrar o Dia do Agricultor, celebrado hoje. O encontro aconteceu na sede da Pasta e reuniu cerca de 30 produtores rurais do município.

Durante a ação, os participantes acompanharam uma roda de conversa sobre os desafios e conquistas da agricultura, além de apresentações do Programa Pró-Trator, pelo Sicredi, dos cursos e capacitações do Programa SolloAgro, da Esalq/USP e uma palestra ministrada pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest- Secretaria Municipal de Saúde), acerca da importância da destinação correta das embalagens de agrotóxicos. Os produtores receberam, ainda, uma cartilha explicativa sobre agrotóxicos, produzida pela própria Secretaria.
O prefeito Helinho Zanatta, que é agricultor e tem origem em família de produtores rurais, destacou a importância da categoria e reforçou o compromisso da gestão em apoiar o setor. “É uma grande missão ser agricultor. Hoje, vemos o resultado do trabalho de quem enfrenta desafios, luta diariamente e, agora, tem a possibilidade de contar com a tecnologia. Não poderia deixar de estar aqui no dia de hoje para dar esse apoio e também reforçar o compromisso de que seguimos buscando melhorias para o setor e a cidade”, afirmou.

O secretário de Agricultura, Maurício Perissinotto, lembrou que a data é simbólica, mas de grande relevância. “O Dia do Agricultor foi instituído em 1960 para lembrar esse profissional que é fundamental na nossa vida. São eles que possibilitam todas as nossas refeições, desde o café da manhã, o almoço, eles estão sempre presentes na nossa rotina. Nosso compromisso é prestar apoio sempre, porque merecem todo respeito”, disse. Também participaram do evento os vereadores Zezinho Pereira, Fábio Silva e Renan Paes.
Entre os produtores rurais presentes, Vanderlei Sanches Baesteiro, presidente da Cooperativa Piracicabana de Horticultores (Coopihort), ressaltou a importância da iniciativa. “Essas ações são fundamentais para trocarmos ideias, traçarmos objetivos e buscarmos parceiros para fomentar o setor”, afirmou.

Lourdes Aparecida de Fátima Lasaro, produtora rural há 45 anos, sendo 25 deles com orgânicos, também destacou os benefícios do encontro. “É muito bom fazer novas conexões e sempre que posso, participo”, disse.

