A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, capacitou mais de 300 servidores sobre doenças crônicas não-transmissíveis. O treinamento aconteceu ao longo da primeira quinzena de novembro e teve como tema Manejo da Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial e Doença Renal na Atenção Primária à Saúde e envolveu médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, farmacêuticos e agentes comunitários de saúde, além de profissionais da atenção secundária.
De acordo com o secretário de Saúde, Marcelo Pinto de Carvalho, nos treinamentos foram atualizados os novos protocolos de rastreamento, diagnóstico, cuidados e acompanhamento destas doenças, a importância da Atenção Básica neste contexto, além da apresentação do fluxo de atendimento destes pacientes na rede de atenção à saúde pública de Piracicaba.
“A capacitação dos profissionais da Saúde tem por objetivo a prevenção em especial de doenças renais crônicas e pré-dialíticos, que por vezes são identificados em estágio avançado da doença com atendimento na média e alta complexidade, ambulatorial e hospitalar. O ponto alto da capacitação são os profissionais da Saúde que integram a atenção primária em saúde, conhecida também como atenção básica, através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Programas de Saúde da Família (PSFs). Como dissemos no evento, nossos profissionais são o sorriso da secretaria de Saúde, pois além do atendimento nas unidades, são responsáveis pelos atendimentos domiciliares levando informações e cuidados às famílias piracicabanas”, destacou o secretário.