A imagem mostra uma palestra em um auditório. Uma palestrante está no palco, de frente para uma plateia sentada em cadeiras fixas em fileiras. Um projetor mostra um slide com informações sobre o uso de metformina, incluindo a necessidade de monitorar os níveis de vitamina B12 após quatro anos de uso devido ao risco de deficiência. O auditório é moderno, com iluminação artificial e paredes de cor bege. A plateia é composta por muitas pessoas, principalmente mulheres, que parecem estar atentas à palestra. A atmosfera é calma e profissional.
Capacitação sobre diabetes, hipertensão e doenças renais crônicas aconteceu na última quinzena

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, capacitou mais de 300 servidores sobre doenças crônicas não-transmissíveis. O treinamento aconteceu ao longo da primeira quinzena de novembro e teve como tema Manejo da Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial e Doença Renal na Atenção Primária à Saúde e envolveu médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, farmacêuticos e agentes comunitários de saúde, além de profissionais da atenção secundária.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcelo Pinto de Carvalho, nos treinamentos foram atualizados os novos protocolos de rastreamento, diagnóstico, cuidados e acompanhamento destas doenças, a importância da Atenção Básica neste contexto, além da apresentação do fluxo de atendimento destes pacientes na rede de atenção à saúde pública de Piracicaba.

A imagem mostra uma grande sala de conferências ou auditório com muitas pessoas sentadas em cadeiras fixas, voltadas para um palco onde uma palestrante está apresentando. A sala está cheia, com poucos assentos vazios. A maioria dos membros da audiência são mulheres. Uma tela grande mostra um gráfico ou tabela com texto. A palestrante, uma mulher de cabelo escuro e vestindo uma roupa escura, está de pé perto da tela, aparentemente falando para a plateia. O público está vestido de forma casual, predominantemente com roupas coloridas. O ambiente é bem iluminado. As cadeiras são de cor verde escura e estão organizadas em fileiras inclinadas em direção ao palco. O piso é claro, e as paredes são de um tom bege ou areia. No geral, a imagem representa uma apresentação ou palestra para um grande grupo de pessoas em um ambiente formal, porém acolhedor.
Capacitação reuniu mais de 300 servidores da saúde no anfiteatro da FOP-Unicamp

“A capacitação dos profissionais da Saúde tem por objetivo a prevenção em especial de doenças renais crônicas e pré-dialíticos, que por vezes são identificados em estágio avançado da doença com atendimento na média e alta complexidade, ambulatorial e hospitalar. O ponto alto da capacitação são os profissionais da Saúde que integram a atenção primária em saúde, conhecida também como atenção básica, através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Programas de Saúde da Família (PSFs). Como dissemos no evento, nossos profissionais são o sorriso da secretaria de Saúde, pois além do atendimento nas unidades, são responsáveis pelos atendimentos domiciliares levando informações e cuidados às famílias piracicabanas”, destacou o secretário.