Portal do Município de Piracicaba

Prefeitura capacita mais 65 estagiários do CIEE

Por Comunicação Social / Publicado em 01/11/2019
Tempo de leitura: 4 minutos.

A Secretaria Municipal de Administração encerrou nesta sexta (01), o primeiro módulo do programa de qualificação e capacitação para estagiários, denominado Estag Skill (habilidades para estagiários), cuja intenção é adequar as atividades desenvolvidas por estudantes do ensino médio e de nível superior, à proposta pedagógica relacionada aos seus cursos de formação. No total, 65 jovens passaram por treinamentos e workshops para conhecer a máquina administrativa, e desenvolver novas habilidades pessoais e profissionais. Segundo o secretário da pasta, Evandro Evangelista, esta nova postura da administração municipal vai possibilitar um melhor alinhamento entre o que se aprende em sala de aula e o que se pratica em cada uma das secretarias que possuem convênios com o CIEE Piracicaba (Centro de Integração Empresa Escola). Milton Bissoli, procurador-geral do município, lembrou que iniciou sua trajetória profissional como estagiário e que a experiência foi decisiva para ingressar no ambiente jurídico. Ele destacou a importância da parceria com o CIEE, que foi introduzida na Prefeitura em 1993, pelo prefeito Barjas Negri, quando exerceu o cargo de secretário de planejamento, no governo de Mendes Thame. A supervisora do CIEE, Marisa Cury, lembrou do primeiro convênio assinado com a prefeitura naquele ano, destacando a importância que a prefeitura representa na formação de milhares de jovens que já passaram pela experiência de um estágio supervisionado.

Barjas contou sua experiência como estagiário e como a tarefa foi importante para ele

Momentos antes de entregar os certificados aos jovens, o prefeito Barjas Negri observou que a sociedade está em constante transformação e que a tecnologia está impondo um novo ritmo de trabalho em todos os segmentos, inclusive no setor público, razão pela qual “esta que é, para muitos, a primeira experiência profissional pode ser decisiva para incentivar a conclusão de um curso e formar excelentes profissionais”, disse. O prefeito relatou também que desde que trouxe a proposta do convênio com o CIEE, em 1993, mais 8 mil jovens já realizaram seus estágios na prefeitura, e que uma parcela expressiva desse total passou pelas secretarias de Educação e Saúde. “Também fui estagiário em uma empresa de transporte coletivo na cidade, que já não existe mais, e posso afirmar que aquela oportunidade que me deram foi decisiva para a minha formação profissional”, lembrou o chefe do Executivo. Ele cobrou empenho dos estudantes e disse que é muito grato, como prefeito, pelo trabalho que todos executam na prefeitura, porque se trata de uma atividade que ajuda a melhorar a vida de milhares de pessoas que vivem na cidade. De acordo com Evandro Evangelista, o grande sucesso dessa primeira experiência que obteve a aprovação de 99% dos participantes indica que a prefeitura está no caminho certo, ao se preocupar com o desenvolvimento de habilidades relacionadas à comunicação interpessoal, postura ética e assertiva e, principalmente, com o aprimoramento do senso de responsabilidade e de respeito com os cidadãos. O convênio entre a prefeitura e o CIEE, que atende a 657 estudantes, representa um investimento de R$ 5,7 milhões.

Encerramento do primeiro módulo ocorreu na manhã desta sexta-feira (01)


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.