Prefeitura capacita agentes comunitários de saúde
Desde a semana passada, cerca de 120 candidatos selecionados via Edital nº 03/2022 participam do curso introdutório para agente comunitário de saúde (ACS), promovido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
A participação nessa capacitação, com carga mínima de 40 horas, é obrigatória antes de os candidatos aprovados assumirem suas funções junto às Unidades de Saúde da Família, conforme Portaria n° 243, no Ministério de Saúde. As aulas começaram dia 22/10 e seguem até o próximo sábado, 29/10, no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação.
Conforme Gustavo Laposta Aguiar, diretor do Departamento de Administração Geral da SMS, o curso prepara o ACS para a prática cotidiana em seu território de atuação, auxiliando-o em sua integração com a equipe da USF (Unidade de Saúde da Família), população, políticas públicas de saúde e promoção da saúde. "Hoje temos em Piracicaba 223 agentes que trabalham com as famílias cadastradas nas 51 USFs. Por meio deste novo concurso, inicialmente, vamos precisar de 68 pessoas para assumirem vagas em diversas unidades. É importante lembrar que esta capacitação é ofertada com apoio do Ministério da Saúde e realizada pelos servidores da Secretaria de Saúde", explicou.

Cerca de 120 pessoas aprovadas no concurso participam da capacitação promovida pela SMS
O secretário de saúde, Filemon Silvano, reforça que o ACS é um personagem muito importante na implementação do SUS (Sistema Único de Saúde), sendo o principal responsável pelo fortalecimento da integração entre os serviços de saúde da Atenção Primária à Saúde e a comunidade. "Sua atuação contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. O trabalho do ACS é considerado uma extensão dos serviços de saúde dentro das comunidades, já que ele é um membro da comunidade e possui um envolvimento pessoal. Além disso, é um personagem fundamental, pois é ele quem está mais próximo dos problemas que afetam a comunidade, e é alguém que se destaca pela capacidade de se comunicar com as pessoas e pela liderança natural que exerce", falou.
Ao longo dos sete dias de cursos, os futuros ACS aprendem sobre os princípios e diretrizes do SUS, processo de trabalho e trabalho em equipe, cadastramento de famílias, legislação vigente, entre outros temas.

Futuros ACS tiram dúvidas sobre sua atuação durante o curso introdutório realizado pela SMS
ATUAÇÃO – Fazem o curso os candidatos selecionados através do concurso público Edital nº 03/2022. Inicialmente são oferecidas 68 vagas no regime CLT/40 horas e são para as seguintes unidades: 1º de Maio, Astúrias, Algodoal, Anhumas, Artemis I e II, Boa Esperança I e II, USF Javari, Bosques do Lenheiro I e II, Jardim Gilda, Campestre, Costa Rica, Chapadão I e II (Sol Nascente), Eldorado I e II, Cecap, Gran Park (Vida Nova), IAA I e II, Ibituruna, Itapuã I e II, Jaraguá I e II, São José, Jardim Oriente, Serra Verde, Monte Feliz, Jardim Primavera, Vila Fátima, Jardim Vitória, Minas Novas (Jd. das Flores), Monte Líbano I e II, Mário Dedini I e II, Vila Industrial, Paineiras, Parque Orlanda, Santa Fé, Kobayat Líbano, Santa Rosa I e II, Santana, São Francisco, Santa Rita Avencas, Tatuapé I e II, Saúde em Campo (Parque São Jorge e Monte Alegre), Tupi e Vem Viver.
