A Prefeitura de Piracicaba anulou a licitação para a construção da ponte que ligaria a avenida Higienópolis, rua Santa Catarina e avenida Rio das Pedras. A intervenção integraria mais uma etapa da Higienópolis, que somaria mais 800 metros à avenida existente. A decisão foi tomada nesta semana pelo prefeito Barjas Negri após reunião com secretários e a constatação de que no Orçamento 2017 não há recursos suficientes para a execução da obra. A obra seria uma parceria com a empresa MRV Engenharia, que realizou a pavimentação e sistema de drenagem em dois trechos da via. À Prefeitura caberia a construção da ponte sobre o córrego Piracicamirim, que teria aproximadamente 30 metros de extensão e utilizaria uma estrutura já existente, que servia a ferrovia. A nova ponte em concreto armado "vestiria" a existente. O processo licitatório teve início em fevereiro de 2016. A decisão, de anular a licitação, foi tomada porque não há recursos suficientes no orçamento deste ano e o valor necessário na ordem de R$ 1,850 milhão – menor valor ofertado na licitação da Tomada de Preços – 05/2016. No ano passado, como explicou Barjas, havia somente R$ 800 mil para a construção da ponte, que tinha orçamento de licitação previsto de R$ 2 milhões. "A demora no ano passado (2016) na conclusão da licitação, inclusive com discussão das concorrentes na Justiça, levou a Prefeitura a remanejar esse recursos para pagamento de pessoal e custeio, como ocorreram com outras obras no final da gestão passada. Neste ano, para a execução da obra não existem recursos suficientes. Após o contingenciamento, restou no orçamento apenas R$ 240 mil", completou, “faltando, portanto, R$ 1.610 milhões de Orçamento”. A anulação da licitação acaba prejudicando a continuidade de mais um trecho da avenida. Além disso, para este ano a Prefeitura não tem o recurso para a sua execução devido a situação orçamentária. "Faltou planejamento, pois o setor privado pavimentou o trecho da rua Santa Catarina até o ribeirão Piracicamirim, e da avenida Rio das Pedras até o mesmo ribeirão e a Administração passada não fez sua parte, que era a ponte", explicou o prefeito. Ele criticou a falta planejamento para esse trecho da avenida e vai aguardar o orçamento do próximo ano para avaliar realização da obra. "Um bom planejamento deveria fazer a execução da ponte em primeiro lugar, pois sua conclusão já permitiria à população usar o trecho em terra, com cascalho, como ocorreu em outras avenidas da cidade: a avenida Franscico Luis Rasera, na Água Branca, e a avenida Pompeia, que durante anos foi utilizada com cascalho e somente foi pavimentada em nossa gestão. Nesta Administração não vamos seguir o mau exemplo de se gastar recursos que não são arrecadados, provocando déficit para a Prefeitura. Vamos aguardar a elaboração do orçamento 2018 para decisão", concluiu. De acordo com o secretário de Obras, Arthur Ribeiro, a ligação da rua Santa Catarina com a avenida Rio das Pedras é uma parceria público-privada. Como essa obra veio para o ano de 2017, a Prefeitura não tem no orçamento o recurso necessário para uma nova licitação. “Como em outros casos, o prefeito solicitou à Semob um novo projeto, considerando se ao invés de construir uma nova ponte, não pode por exemplo, aproveitar a estrutura existente com reforço", disse. ETAPAS – A execução da Antônio Fazanaro, conhecida como Higienópolis, integra o Plano de Mobilidade Viária do Município. O projeto foi apresentado em 2010 e criou um acesso direto entre a avenida Dr. Paulo de Moraes até a avenida Rio das Pedras, passando pelas regiões dos bairros Paulista, Jardim Elite, Morumbi, Jd. Caxambú e Piracicamirim. O primeiro quilômetro foi entregue em outubro de 2011. A avenida criou um corredor de 15km, formando a radial Norte/Sul da cidade, passando pelas avenidas Euclides Figueiredo, Corcovado, Virgílio da Silva Fagundes, Cristovao Colombo, avenida das Ondas, Jaime Pereira, Dr. Paulo de Moraes, Antônio Fazzanaro, seguindo até a avenida Rio das Pedras.
Em 2015, foi entregue a ampliação de mais 1km da avenida Antônio Fazzanaro, entre rua Jacques de Andrade até a rua Santa Catarina, ampliando o corredor já existente para 2,5km no total.