O prefeito Barjas Negri esteve em São Paulo ontem (09) para uma reunião com o secretário estadual de Meio Ambiente, Francisco Graziano Neto. Na pauta, entre outros assuntos, estava a possibilidade de parceria para a revitaliação do Horto Florestal, localizado no distrito de Tupi. Barjas foi acompanhado dos secretários municipais Rogério Vidal (Meio Ambiente) e José Antonio Godoy (Governo). Barjas Negri disse que a reunião foi positiva, porque a Prefeitura de Piracicaba mostrou ao secretário que, com algumas pequenas obras, o Horto Florestal poderá novamente receber projetos de “Educação Ambiental” e despertar o interesse na população da cidade e toda região por visitas. “Na verdade, nós queremos ‘ reabrir’ o Horto Florestal para visitação, turismo e promoção à saúde”. Rogério Vidal lembrou que no programa de governo do prefeito Barjas Negri existe a proposta de buscar parceria no Estado para reabrir à visitação o Horto Florestal. “Por isso, fomos procurar o Estado para apresentar o projeto de parceria. Se melhorarmos um pouco o local, com certeza as pessoas se sentirão atraídas pelo Horto”, falou. A intenção de Vidal antes da definição de uma parceria é pensar em algumas projetos ambientais e também na melhoria da infraestrutura do local, como por exemplo a construção de sanitários, limpeza, instalação de iluminação e setas indicativas. Para o secretário, o projeto de “Educação Ambiental” poderá retornar ao Horto Florestal, promovendo a sua ocupação durante a semana. O Horto Florestal foi considerado um ponto turístico da cidade, aparecendo ainda em catálogos e comentários. Para Vidal, a sua revitalização também atende ao interesse do município de dar à população opções de lazer e de atração do turismo nos finais de semana. O secretário Godoy vai acompanhar a tramitação do processo, porque Graziano encaminhará para a Jurídica de sua pasta a proposta de parceria. Ao prefeito, o secretário enfatizou que “a proposta é interessante. Mas, é necessário resolver o assunto de maneira jurídica”.