Portal do Município de Piracicaba

Prefeitura beneficia 30 pessoas com órteses, próteses, cadeiras de banho e rodas

Por Comunicação Social / Publicado em 17/02/2020
Tempo de leitura: 4 minutos.

Claudineia Cristina Rosa, moradora do bairro Mário Dedini, recebeu na quinta-feira passada (13/02) um aparelho ortopédico e uma cadeira de banho da Prefeitura de Piracicaba. Ela estava bastante animada com a notícia de que, enfim, poderia melhorar sua capacidade de locomoção já que tinha apenas uma cadeira de rodas. “Vou poder me movimentar mais e perder um pouco de peso”, disse sorrindo ao lado de sua mãe, Maria Geralda Rosa, que a acompanhava no evento de entrega dos equipamentos, na Biblioteca Municipal.

Sophia Vitória Ferreira, de 5 anos, estava radiante de ver sua cadeira de rodas, na cor rosa, feita sob medida para suas necessidades, com mesa acoplada, inclusive. “Estou muito feliz”, disse. Sua mãe, Márcia, explicou que a filha está ficando muito pesada e que a cadeira vai aliviar sua coluna, além de proporcinar à filha melhores condições de movimento. “Vai ajudar muito. Uma maravilha, porque tem vários recursos, como a mesinha para ela se alimentar”, observou.

Como Claudineia e Sophia, outras 28 pessoas foram beneficiadas na mesma ocasião, recebendo os mais diversos equipamentos, como órteses, próteses, muletas, cadeiras de banho e de rodas. A entrega contou com a participação do prefeito Barjas Negri, do secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, do vereador André Bandeira e dos representantes do Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa Com Deficiência (Comdef), Wander Viana Santos e Ademir Barbosa.

Barjas Negri falou sobre o empenho de seu governo para atender essa população específica, que tanto precisa do apoio do poder público. “É um gesto simples, mas com resultados surpreendentes para os assistidos e seus familiares”. O prefeito disse também que tem trabalhado politicamente, junto com os representantes do Poder Legislativo municipal e estadual, como André Bandeira e o deputado Roberto Morais, para conseguir trazer uma unidade da Rede Lucy Montoro para Piracicaba.

“Hoje, as pessoas que precisam de reabilitação especial precisam ser levadas até Mogi Mirim, onde fica nossa unidade de referência da rede, obrigando as pessoas a um deslocamento longo e complicado. O que podemos fazer na nossa Central de Fisioterapia, nós fazemos. Mas não é suficiente. Por isso a nossa luta junto ao Governo do Estado para que Piracicaba passe a integrar a Rede Lucy Montoro”, explicou Barjas.

A Rede Lucy Montoro é uma estrutura estadual especializada em reabilitação de pessoas com deficiências físicas ou doenças potencialmente incapacitantes.

Pedro Mello recordou que o Brasil conta com uma grande população com algum problema físico e que precisa de equipamentos customizados, como os entregues no evento. “São aparelhos feitos sob medida, porque cada pessoa tem uma especificidade que precisa ser respeitada. É um trabalho simples, mas vital para dar a elas qualidade de vida”, disse.

Foram beneficiados, portanto, 30 usuários SUS que aguardavam a produção customizada dos equipamentos. Um investimento municipal de R$ 169.043,20. Em 2019, 24 pacientes também foram beneficiados. “Estamos em processo de licitação para novas compras, para que outras pessoas tenham também esta oportunidade”, disse Pedro Mello.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.