A Prefeitura de Piracicaba avança nesta semana com as obras de drenagem de águas pluviais que antecedem a pavimentação de concreto da avenida 1º de Agosto. Os serviços incluem demarcação topográfica, escavação, assentamento dos tubos, execução de poço de visita e execução de boca de lobo. Diante disso, das 8h às 16h, a via fica com o tráfego de veículos interrompido no sentido Piracicaba-São Pedro, no trecho entre a avenida Conde do Pinhal e a avenida Pasteur. O desvio do fluxo de veículos ocorre por rotas alternativas, sendo elas: rua Santa Lídia e avenida Água Santa, portanto, a avenida Conde do Pinhal está com a direção alterada para o funcionamento do trânsito. Agentes da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) acompanham no local para orientar os motoristas.

homens cavando buraco em rua, com trator ao lado
Serviços de drenagem antecedem aplicação do pavimento de concreto

“Interrompemos o tráfego na avenida como medida de segurança para os motoristas. A drenagem está localizada no eixo da via e temos maquinário fazendo escavação, então não há como manter os veículos passando pelo local. Pedimos paciência à população, porque sabemos que neste momento essas obras podem gerar contratempos no trânsito, mas nossa equipe estará à disposição para orientar o tráfego e, em breve, com o pavimento de concreto, teremos vias em melhores condições para a mobilidade na cidade”, disse a titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira.

Após a conclusão das obras de drenagem de águas pluviais, serão feitas terraplanagem, compactação e colocação de camadas de pedras e BGS (Brita Graduada Simples) e, por fim, a concretagem.

O pavimento de concreto na avenida 1º de Agosto será no trecho entre a avenida Mário Dedini até a passarela ao lado da Arcelor Mittal. A via, que tem fluxo de veículos de cerca de 15 mil/dia, apresenta problemas constantes no pavimento há décadas e é um dos 30 pontos que receberão esse tipo de pavimento, mais eficiente e durável, totalizando cerca de 45km de avenidas e ruas da cidade. A obra integra pacote de recapeamento iniciado pela Prefeitura que vai beneficiar 258 km de vias, dividido em quatro etapas, com material asfáltico e de concreto.

vista aérea da via, com carros parados e obra em execução
Obra de drenagem interrompe tráfego de veículos na 1º de Agosto

VANTAGENS – O pavimento de concreto tem maior durabilidade, diminui o custo com manutenção de veículos e a possibilidade de ocorrência de acidentes, agiliza o trânsito e diminui a poluição, pois não deforma quando há aceleração, frenagem e provas de cargas dos veículos. Há menor interferência de manutenção preventiva e corretiva; maior segurança do usuário devido a macro e microtexturas; melhor reflexão da luz na superfície do pavimento; economia de até 30% nos gastos com iluminação pública e redução na temperatura ambiente em até 5ºC, devido à superfície clara.

De acordo com o prefeito Luciano Almeida, o pavimento em concreto será aplicado em avenidas de grande fluxo de veículos, como a Primeiro de Agosto, e nas entradas do município. “A cidade tem 1.800 km de malha asfáltica e cerca de 85% deste pavimento encontra-se com a vida útil vencida, porque nos últimos 18 anos não ocorreram serviços de recapeamento asfáltico, então resolvemos fazer um projeto parrudo, com concreto, por conta da maior durabilidade”, comentou o prefeito Luciano Almeida.

Já estão no processo de receber a pavimentação em concreto duas ruas da cidade. São elas: rua Joana D´Arc, no Jardim Monumento (em fase de drenagem), e rua Benedito de Andrade, no Unileste (já na fase de aplicação de pavimento em concreto).

rua interditada, com destaque para placa que sinaliza desvio
Trânsito foi desviado para a rua Santa Lídia e a avenida Água Santa

Essa pavimentação de concreto em Piracicaba está sendo acompanhada por representantes da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), Abesc (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem) e Abifibra (Associação Brasileira da Indústria do Concreto Reforçado com Fibras e Produtos Afins) para apoio técnico. “Essas associações estão acompanhando voluntariamente, pois o PUC (Pavimento Urbano de Concreto) é um método inovador e poucas cidades do Brasil utilizaram o pavimento de concreto”, explicou o engenheiro Evandro Oriani Sotto, da Semuttran.

VIAS – O valor do investimento para o pavimento em concreto é de R$ 89.728.052,44. Entre os locais que receberão novo pavimento, além das vias já citadas, estão a avenida Rio Claro (rotatória, abrangendo da avenida 1º de Agosto até a avenida Monsenhor Martinho Salgot); avenida Pádua Dias (a partir da avenida Carlos Botelho até a rodovia Luiz de Queiroz); avenida Cristóvão Colombo + rotatórias (entre a rotatória da ponte do Cachão até a SP 304); avenida Comendador Leopoldo Dedini, no Unileste (da rodovia Margarida das Graças Martins até rodovia Luiz de Queiroz) e rua Corcovado (trecho compreendido entre o Condomínio Residencial Piracicaba 3 até o final da via).