Trabalho de desassoreamento e correção do leito traz de volta as características originais em trecho do rio, fomenta o turismo e a prática da canoagem
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semozel (Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria) e da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), atendeu antiga reivindicação da Ascapi (Associação de Canoagem de Piracicaba) para beneficiar a prática de canoagem slalom no rio Piracicaba.
Durante obra de desassoreamento e correção do leito do rio Piracicaba, que acontece em trecho próximo à passarela Pênsil, foi construída uma raia de canoagem. Isso foi possível movendo parte das pedras para suas localizações originais, uma vez que elas se deslocaram através dos anos. Segundo a Semozel, a obra segue as exigências regulatórias e ambientais necessárias.
Com esse reposicionamento das pedras e a criação desta corredeira, a orla do rio Piracicaba torna-se um atrativo ainda maior para a população e os turistas, com a melhora do fluxo d´água nesse trecho. E, segundo o presidente da Ascapi (Associação de Canoagem de Piracicaba), Thiago Diniz Barne Ganeo, também proporciona um espaço para a prática da modalidade olímpica canoagem slalom, a canoagem de descida, com eficiência e segurança.
“A corredeira será uma das únicas no estado de São Paulo e isso certamente vai permitir que Piracicaba seja palco de várias competições, nacionais e internacionais”, ressalta Ganeo.
Entre as competições estão o Campeonato Brasileiro e vários eventos do circuito nacional da FPCa (Federação Paulista de Canoagem), da CBCa (Confederação Brasileira de Canoagem) e da ICF (sigla em inglês para Federação Internacional de Canoagem).
Além das competições da Canoagem Slalom, o local também pode ser usado para a realização de treinamentos a crianças e adolescentes e como local para a prática de lazer e de atividades náuticas como o rafting e bóia-cross.
CANOAGEM SLALOM – As competições da Canoagem Slalom ocorrem em pistas montadas em rios com corredeiras que podem ser naturais ou artificiais, construída com leito de concreto. O local é composto por balizas suspensas e posicionadas para obrigar o atleta a mudar de direção para enfrentar ondas e corredeiras