O prefeito Barjas Negri e a Secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guercio, assinaram na tarde de hoje (09/01) 24 convênios com 19 entidades de assistência social de Piracicaba, que receberam R$ 5,9 milhões de recursos das esferas municipal, estadual e federal. Com isso, neste ano, 22.200 pessoas serão atendidas mediante estes convênios e parcerias. Conforme anunciado durante a apresentação do Orçamento 2009, o prefeito Barjas Negri reforça a sua política de manter a área social como prioridade de seu governo, além da saúde e educação. Nos últimos três anos houve crescimento substancial dos orçamentos das secretarias de Desenvolvimento Social (Semdes), Esportes e Ação Cultural. Os convênios assinados hoje no gabinete do prefeito garantem recursos para a continuidade dos trabalhos assistenciais das 19 entidades, que atuam em conformidade com o Sistema Único da Assistência Social – SUAS com Proteção Social Básica e Especial. A secretária Maria Angélica destaca que a redução do número de convênios deve-se à nova política de assistência social, que, em conformidade com o SUAS, redistribuiu os recursos destinados aos serviços de creche – mantidos até 2008, num processo de transição para a área da educação – para ações junto à família. Essa readequação fortalece o trabalho desenvolvido nas comunidades, pelos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS, e amplia as ações especializadas da assistência social. Ela ainda frisou o avanço na área da assistência no município. “Tivemos uma evolução enorme no atendimento social e conseguimos atender muitas pessoas e com qualidade, afinal o atendimento social não é benevolência e sim direito do cidadão”. A destaque da tarde foi o fato da liberação dos recursos para as entidades ser feito no início do ano, mais precisamente na segunda semana de 2009. Fato até comentado pelos representantes das entidades e motivo de elogios a administração. A gerente do Centro de Reabilitação de Piracicaba, Rosa Maria Pompeu Ferreira, foi a primeira a elogiar a ação. “Tenho 30 anos de profissão e nunca vi os recursos para as entidades serem liberados em janeiro. Parabenizo a Semdes e a prefeitura pelo trabalho”. O vereador recém empossado, Bruno Prata, e o vice-presidente do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), Marcel Gustavo Zotelli – que representou a presidente, Ana Maria Giusti Barbosa – também participaram da assinatura ao lado do prefeito Barjas Negri. Para Barjas é muito importante que os recursos sejam liberados em janeiro. “As entidades já podem começar a realizar os seus trabalhos com mais tranqüilidade e assim atender a população que mais precisa”. ENTIDADES Parceiras – 2009 – Projetos Municipais · Associação Atlética Educando Pelo Esporte (Centro de Atendimento Sócio Educativo – CASE) · Associação Franciscana de Assistência Social Madre Cecília (Pró- Família/Criança) · Centro Social de Assistência Cultura da Paróquia São José- Cesac (Pró-Família e Desenvolvimento de Habilidades) · Conselho Central Norte de Piracicaba da Sociedade São Vicente de Paulo – (Acesso à alimentação básica) · Associação de Assistência Social Betel (Núcleo de Apoio Social – Estação Idoso) · Pia União de Santo Antonio (Monitoramento dos Programas de Transferência de Renda) · Centro de Reabilitação Piracicaba (Fortalecimento da Cidadania) · Associação Esp. Bento do Amaral França (Banco de Alimentos) · Pastoral do Serviço da Caridade – PASCA (Recriando – Meninos e Meninas de Rua) · Centro Regional de Atenção e Registro aos Maus Tratos na Infância- CRAMI (Serviço Especializado de Assistência Social- SEAS e Casa de Acolhimento) · Núcleo Espírita São Vicente de Paulo (Núcleo de Apoio Social Novos Caminhos) ENTIDADES Conveniadas – 2009 · Associação Guarda Mirim · Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE · Associação de Pais e Amigos de Surdos de Piracicaba · Associação de Pais e Amigos dos Alunos da Escola Passo a Passo · Associação de Pais e Irmãos dos Portadores da Síndrome de Down · Centro de Reabilitação Piracicaba · Centro Regional de Atenção e Registro aos Maus Tratos na Infância – CRAMI · Casa do Bom Menino · Lar Franciscano de Menores · Associação de Assistência Social Betel · Lar dos Velhinhos de Piracicaba.