#ParaTodosVerem: foto mostra trecho do Ribeirão Piracicamirim visto de cima. Há casas do lado esquerdo da imagem.
Bacia do Piracicamirim: foco é a redução de enchentes, preservar o manancial, melhorar o microclima dos bairros próximos, entre outras vantagens

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial (Semuhget), assinou contrato (licitação Nº 18/2024) para contratação de serviços técnicos especializados para a elaboração de diagnóstico e plano de intervenções ambientais na Bacia do Ribeirão Piracicamirim. O objetivo possibilitar a implantação de um parque linear no perímetro do ribeirão, que vai ajudar a controlar enchentes, preservar o manancial, melhorar o microclima dos bairros próximos com a recuperação paisagística, além de criar espaços de lazer e convivência.

A empresa responsável será a Diagonal Empreendimentos e Gestão de Negócios e o investimento será de R$ 1.039.087,53, com conclusão do estudo em seis meses, a partir da data da emissão da Ordem de Serviço.

O parque linear, além de ser uma área de intervenção prioritária, conforme estabelece o Plano Diretor do município, faz parte de um plano mais amplo de combate às enchentes. O plano também estará em consonância com o Plano de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais do Ribeirão Piracicamirim, que receberá verba do Governo do Estado de São Paulo por meio da Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).

A Administração já realizou intervenções que melhoraram o ribeirão Piracicamirim e a vida das pessoas que vivem nos bairros por onde ele passa, como o desassoreamento de trechos, por meio do programa Rios Vivos. Finalizada em junho de 2021, a obra mostrou resultados positivos nas chuvas de verão seguintes, e evitou o transbordamento do manancial, principalmente nos bairros Morumbi, Maracanã e Bosque da Água Branca.

A criação do parque linear é mais um passo importante para a revitalização e a proteção ambiental da Bacia do ribeirão.

O plano do Parque Linear da Bacia do Piracicamirim inclui um estudo de viabilidade técnico-financeiro para definir diretrizes e estratégias de implantação, avaliar a viabilidade econômica, determinar a ordem das ações conforme o crescimento populacional, identificar formas de financiamento, propor um zoneamento detalhado com um mapa de uso das áreas, desenvolver um anteprojeto de organização espacial ajustado após audiências públicas e estabelecer estratégias de governança e gestão para garantir sua manutenção.

“A criação do Parque Linear da Bacia do Piracicamirim contará com participação ativa da população, atende a uma antiga demanda dos moradores e visa melhorar a qualidade de vida na cidade, trazendo mais segurança e proteção contra enchentes, além de revitalizar as áreas verdes e requalificar os bairros ao redor do ribeirão”, explica Maria Beatriz Siloto Dias de Souza, diretora de Planejamento da Semuhget.