Assédio moral foi um dos temas de palestra do segundo dia da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), realizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Administração. O evento segue até amanhã, quarta-feira, 4/10. A outra palestra abordou Ergonomia e o ambiente de trabalho. As palestras acontecem no Anfiteatro do Centro Cívico, nos períodos da manhã, 9h e à tarde, 14h. O evento segue até amanhã, quarta-feira, 4/10. Organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios (Cipa), a Sipat tem como tema O trabalho engrandece o homem, mas a segurança engrandece a vida e é direcionada aos servidores públicos municipais.
No período da manhã os servidores assistiram a palestra Assédio moral, não pratique, não sofra, ministrada pela advogada Juliana Cordeiro. Ela disse que o assédio moral se configura como toda e qualquer conduta abusiva, manifestando-se, sobretudo, por comportamentos, palavras, atos, gestos, que possam trazer dano à personalidade, à dignidade ou a integridade física ou psíquica de uma pessoa, pôr em perigo seu emprego ou degradar o ambiente de trabalho. “A conscientização e divulgação de informações são os primeiros passos para se lutar contra esta situação humilhante”, observou.
À tarde, Helder Prado, fisioterapeuta especialista em ergonomia, abordou em sua palestra Ergonomia e o ambiente de trabalho os fatores que podem influenciar no adoecimento e até mesmo na ocorrência de acidentes de trabalho. Segundo ele, fatores como sistemas de segurança, exigências da tarefa e organização do trabalho, são situações que devem ser observadas para evitar a sobrecarga e o adoecimento do trabalhador. “A ergonomia no trabalho é uma área de estudo que visa estabelecer práticas e condições de trabalho que favoreçam a saúde do trabalhador na execução de suas obrigações e criar um ambiente de trabalho mais saudável para todos”, explicou.
PREVENÇÃO – A palavra prevenção foi citada por Eliseu Nabas Gonçalves da Silva, servidor da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), ao se referir à importância da Sipat. Segundo ele, a prevenção é a melhor forma de redução de acidentes no trabalho. “Estou acompanhando todas as palestras e cada uma traz informações importantes, em diversas áreas, que poderão ser úteis na minha rotina de trabalho”, observou.
Nadria Salustiano, lotada na Secretaria de Saúde, participou pelo segundo dia das palestras. Diz que os servidores devem prestigiar a Sipat para ter acesso a temas diversos como o álcool e outras drogas, autocuidado, ergonomia, ambiente de trabalho, educação financeira e infecções sexualmente transmissíveis. “Quanto mais informações melhor para desempenharmos nossas atividades com saúde e segurança”, ressaltou.
Programação
04/10
– 9h – Educação financeira
Palestrante: Ricardo Souza, mestre e professor de finanças
– 14h – ISTs: Infecções Sexualmente Transmissíveis
Palestrante: Fabrício Foster, psicólogo